A escola pública e o jovem em liberdade assistida: possibilidades e interdições

Imagem de Miniatura
Data
2019-08-29
Autores
Bezerra, Valdecio Silverio [UNIFESP]
Orientadores
Novaes, Luiz Carlos [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This research has as an objective to identify the constructive elements of school’s taxonomy that is present on speeches of different agents who act on a public school from the Paulist state web, around the educative action together with students on assisted liberty, having the concept of academical culture structured by Pérez Gómez (2001) as a base. The motivational problem of the research emerged as a result of the stigmatized Goffman (1988) from the students in Assisted Liberty (AL) that frequented the field schools of this research and that, in lectures that we ministered at the school, weren’t called by their names, but simply by the initials of the AL’s socio-educational measure. The hypothesis that guides our investigation is that the schools operates with a typical school taxonomy, as defined by Bourdieu, which generates classifications and judgements; which in this case acted as elements that interdict the socio-educational process. Starting with this confirmation, we did lifting of the international documents that influenced the construction of the laws that normative the respect for kids and teenagers rights on the scope of the United Nations (UN), from the United Nations Children’s Fund (UNICEF), and the Organization of American States (OAS), as well as those produced in Brazil, for posterior analysis of the reasoning presented in the documents (Bardin,2010). we’ll do the analysis of the Bardin documents (2010) with a base on the Ball Cycle of Politics (2010) and we described how it was being built the Children and Teenager’s Statute (ECA, in Portuguese). To develop the analysis that will give us subsidies to seek for explaining the excluding behaviour of LA’s juveniles, we will work with a theoretical framework compound by Works of theorists as Bourdieu (2002, 2003, 2008, 20015), Foucault (2003, 20014, 2016), Dubet (2003, 2008), Elias (2000), Forquin (1993), and mainly Pérez Gómez (2005, 2015) that provides to us the theory base so that we try to explain how the school’s culture understood as the crossing of various cultures interacting in the school’s space. Those cultures are here represented by the critical, social, academic, institutional and experiential cultures. This theory contribution will help us comprehend all of the complex interaction that happens at the schools and based on the analysis of the interviews made with the director, pedagogical coordinator, teachers and school’s employees, subjects of our research. The result of the contributions from these agents will help us uncover and understand how the school’s culture encourages the excluding behaviour that we feel about the manifestations over the presence of LA’s juveniles at the school’s environment.
Esta pesquisa tem por objetivo identificar os elementos constitutivos da taxonomia escolar, presentes nos discursos dos diferentes agentes que atuam em uma escola pública da rede estadual paulista, acerca da ação educativa junto aos alunos em liberdade assistida, tendo como base de análise o conceito de cultura escolar estruturado por Pérez Gómez (2001). O problema motivador da pesquisa surgiu em decorrência do tratamento estigmatizado dos alunos em Liberdade Assistida (LA) que frequentavam a escola campo dessa pesquisa e que, em palestras que ministramos na escola, não eram chamados pelos nomes, mas, simplesmente, pela sigla da medida socioeducativa LA. A hipótese que orientou a nossa investigação foi a de que a escola opera com uma taxonomia tipicamente escolar, como definida por Bourdieu, que gera classificações e julgamentos; nesse caso, tais classificações e julgamentos atuam como elementos que podem interditar o processo socioeducativo. A partir dessa constatação, foi realizado um levantamento dos documentos internacionais que influenciaram a construção das leis que normatizam o respeito aos direitos das crianças e adolescentes no âmbito da Organização da Nações Unidas (ONU), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização dos Estados Americanos (OEA), bem como os produzidos no Brasil, para posterior análise dos discursos presentes nos documentos. Para o desenvolvimento da investigação o arcabouço teórico adotado foi composto por obras de teóricos como Ball (2006), Bourdieu (2002, 2003, 2008, 2015), Foucault (2003, 2014. 2016), Dubet (2003, 2008), Elias (2000), Forquin (1993), Hall (1997) e, principalmente, Pérez Gómez (2005, 2015) que nos permite compreender a complexa interação que ocorre na escola e que afeta, de diferentes modos, o atendimento aos jovens em liberdade assistida. Para a realização da investigação foram adotados como procedimentos metodológicos a análise documental, envolvendo documentos nacionais e internacionais, bem como as entrevistas semiestruturadas com diferentes agentes que atuam na escola (diretor, coordenador pedagógico, professores e funcionários). A pesquisa nos permitiu concluir que uma parcela significativa dos agentes entrevistados entende que a escola sozinha não pode dar conta desse atendimento sem o apoio de uma rede de profissionais, mas que isso não justifica qualquer ação de exclusão ou discriminação desses jovens no ambiente escolar. A pesquisa também constatou que há uma forte cultura institucional e social marcando as relações estabelecidas no ambiente escolar que cria, muitas vezes, obstáculos para a efetivação de medidas socioeducativas e, ao mesmo tempo, uma cultura acadêmica expressa por iniciativas de alguns professores que apontam alternativas positivas para o sucesso de tais medidas. Por fim, a pesquisa evidenciou que a gestão escolar tem peso significativo na proposição de ações com vistas à inclusão do adolescente em LA.
Descrição
Citação