A crise na educação estadual paulista como forma de administração - uma leitura a partir da relação entre a política de avaliação e a imprensa

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Data
2019-08-23
Autores
Almeida, Elenita Santana De [UNIFESP]
Orientadores
Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The central problem investigated in this study is expressed in the following question: have the ways of dissemination of the results of Saresp by the press contributed to the production of an estate of crisis in São Paulo’s public school system? In what way? The main hypothesis lies on the idea that the way these results are disseminated contribute to the constitution of an increasingly and widespread opinion that the public school is an institution in permanent crisis. From this central problem, the following questions were also unfolded: a) Have the government and press statements about the Saresp results corroborated to the imposition of extrinsic standards to the educational logic, denoting the adjustment to the demand of the productive system?; b) have the ways in which the results were presented in the official reports and in the press contributed to justify the interventions proposed by the Secretary of Education of São Paulo (SEE / SP) ?; c) has the dissemination of the results of Saresp in O Estado de S. Paulo, as well as the initiatives proposed by SEE/SP highlighted the persuit of equity or have stimulated competitiveness among schools? How? It was considered as source of analysis the publications of the newspaper O Estado de S. Paulo that aimed to disseminate and analyze the results obtained by the state schools of São Paulo, in the period between 1995 and 2007, in conjunction with the official reports of SEE/SP. The sources were analyzed through the conceptions of the authors of the Critical Theory of Society, in particular by Herbert Marcuse. The results of the research demonstrated that the use of some expressions on the newspaper publications ratify the common sense about the quality of the public school, converting them on a proof of a state of crises in the educational system of São Paulo. In the official reports, the accountability for the results were related to the individual’s characteristics and the schools themselves. Both reports demonstrated, that due the finding of the crisis, SEE/SP provoked changes in the state system converting Saresp into an administration policy. In these statements, the established objectives and goals are approximated to the productive system rather than to the educational logic.
O problema central investigado neste estudo, expressa-se na seguinte questão: as formas de divulgação dos resultados do Saresp na grande imprensa paulista contribuem para a produção de um estado de crise na rede pública de ensino do estado de São Paulo? De que maneira? A hipótese principal é que a divulgação dos resultados das escolas públicas estaduais paulistas contribui para a constituição de uma opinião comum cada vez mais difundida de que a escola pública é uma instituição em permanente crise. Desdobram-se, ainda, a partir do problema central as seguintes questões: a) os enunciados oficial e da imprensa sobre os resultados do Saresp corroboram para imposição de padrões extrínsecos à lógica educacional, denotando o ajustamento à demanda do sistema produtivo?; b) as formas como os resultados foram expostos nos relatórios oficiais e na imprensa auxiliam a justificar as intervenções propostas pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP)?; c) a divulgação dos resultados do Saresp em O Estado de S. Paulo, bem como as iniciativas propostas para a rede, evidenciam a busca pela equidade ou estimulam a competitividade entre as escolas? De quais formas? Considerou-se como fonte para análise as publicações do jornal O Estado de S. Paulo que visavam difundir e analisar os resultados obtidos pelas escolas estaduais paulistas, entre os anos de 1995 e 2007, em articulação com os relatórios oficiais da SEE/SP. As fontes foram analisadas à luz do conceito de racionalidade tecnológica referenciado nos autores da Teoria Crítica da Sociedade, em especial Herbert Marcuse. Os resultados da pesquisa indicaram que o uso de determinadas expressões nas publicações d’OESP ratificaram representações do senso comum sobre a qualidade da escola, convertendo-as na constatação de um estado de crise na rede Estadual de educação. Nos relatórios oficiais, a responsabilidade pelos resultados foi correlacionada às características dos indivíduos e de cada escola. Ambas publicações mostraram que a partir da constatação da crise, a SEE/ SP induziu mudanças na rede estadual, convertendo a avaliação em um mecanismo de administração da rede. Nesses enunciados, os objetivos e metas impostos à educação aproximavam noções oriundas do sistema produtivo à lógica educacional.
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