Significados e sentidos de escolarização para famílias e estudantes do ensino técnico integrado ao médio: um estudo à luz da teoria histórico-cultural

Data
2019-08-29
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This research aimed to understand the meanings and senses about the schooling process present in the expectations of some students from the Integrated Technical High School and their families, as well as elucidating the resonances of these expectations for the development of self-concept/self-perception of success or failure in school for these students. The research was based on the Historic Cultural Theory and considered as units of analysis the perceptions of families and students about school success and failure regarding their performance and school trajectory. The study took place in a federal public education institution in the city of São Paulo with seven students from Integrated Technical High School - all accompanied by the Sociopedagogical Board - which is a campus sector articulated by a multidisciplinary team of servers with interdisciplinary action that assists the development. of the educational process - and with their families. The qualitative research methodology was mainly based on the analysis of the interviews and other documents, such as registration forms, school reports and others from the educational institution. The results showed that expectations about schooling influence the internalization of meanings and the formation of senses, positive or negative, about the schooling process and interfere with students' school performance. Positive expectations influence the formation of schooling senses that contribute to the self-perception of success in the schooling process, while exposure to negative expectations influences the formation of schooling senses that may be linked to the self-perception of school failure. The study also contributed to the emergence of elements that will enable future analyzes about the possibilities of interventions of education professionals with students and their families. The results corroborate the overcoming of the student-centered school complaint and the family and the disruption of prejudices delimited to the relations established between school and family.
Essa pesquisa teve como objetivo compreender os significados e os sentidos acerca do processo de escolarização presentes nas expectativas de alguns estudantes do Ensino Técnio Integrado ao Médio e de seus familiares, além da elucidação das ressonâncias dessas expectativas para o desenvolvimento de autoconceito/autopercepção de êxito ou de fracasso escolar para esses estudantes. A investigação se fundamentou na Teoria Histórico-Cultural e considerou como unidades de análises as percepções das famílias e dos(as) estudantes sobre sucesso e fracasso escolar no que se refere às performances e trajetórias escolares desses(as) estudantes. O estudo ocorreu em uma instituição pública federal de ensino da cidade de São Paulo com sete estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio - todos acompanhados pela Diretoria Sociopedagógica - que é um setor do campus articulado por equipe multiprofissional de servidores com ação interdisciplinar que assessora o desenvolvimento do processo educativo - e com suas famílias. A metodologia de pesquisa de caráter qualitativo se valeu principalmente da análise das entrevistas além de outros documentos, tais como prontuários, boletins escolares e outros próprios da instituição de ensino. Os resultados apontaram que as expectativas acerca de escolarização influenciam na internalização de significados e na formação de sentidos, positivos ou negativos, acerca do processo de escolarização e interferem no desempenho escolar dos(as) estudantes. As expectativas positivas influem na formação de sentidos de escolarização que contribuem para a autopercepção de êxito no processo de escolarização, enquanto a exposição a expectativas negativas influencia na formação de sentidos de escolarização que podem estar atrelados à autopercepção de fracasso escolar. O estudo ainda contribuiu para a emersão de elementos que possibilitarão futuras análises acerca das possibilidades de intervenções dos(as) profissionais de educação junto a estudantes e suas famílias. Os dados corroboram para a superação da queixa escolar centrada no(a) aluno(a) e na família e para o rompimento de preconceitos circunscritos às relações estabelecidas entre escola e família.
Descrição
Citação
Pré-visualização PDF(s)