Primeiras noções de geometria prática (1894 -1966): a obra e as mudanças no saber profissional do professor que ensina geometria

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Data
2019-09-26
Autores
Esquivel, Marcio Oliveira D [UNIFESP]
Orientadores
Silva, Maria Celia Leme Da [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
In 1894, it is published, in the city of Rio de Janeiro, the book Primeiras Noções de Geometria Prática” by Olavo Freire da Silva. Its publication is presented in the historical context of the establishment of the Brazilian Republican National State and the educational system in the country. At the time, Rio de Janeiro was considered the gateway for the international pedagogical modernities. In 1883, it hosts the first national Pedagogical Exhibition and among the results of this event there is the creation, in 1890, of the Pedagogium, which is a governamental organization intendend to the professional training of teachers. In addition to the Pedagogium, Pedro II College and the Court Normal School, model institutions of teaching and training, were also created in Rio de Janeiro. The professional life of professor-author Olavo Freire da Silva is directly associated with these institutions. Due to his professional life, he publishes several textbooks with remarkable editorial success, among them the book Primeiras Noções de Geometria Prática. This work was successively reissued by the year of 1960, when it arrives at its 56th edition. Its circulation through several national states and the school apropriations to which it will be submitted, makes the teaching-learning prescriptions of Freire’s book to be established as a knowledge set that is required to the performance of geometry teachers. However, the transformations occurred among the first and the last editions of the work reveal a gradual process of change in this area. Increasingly specialized knowledge is now required for the teaching of geometry. Changed by school use, Freire's book contributes to the consolidation of a new professional knowledge necessary for the performance of the teacher who teaches geometry. The developed analysis reveal that, as a complex cultural product, it contributes to the production and circulation of the book Primeiras Noções de Geometria Prática, a set of historical facts that relate to the processes of appropriation of didactic-pedagogical thoughts for the teaching of geometry in other countries, the sociability network established by the author and occupied institutional positions, to the strategic editorial games.
Em 1894 foi publicado, na cidade do Rio de Janeiro, o livro Primeiras Noções de Geometria Prática, de Olavo Freire da Silva. Essa publicação insere-se no contexto histórico de instauração do Estado nacional republicano brasileiro e de estruturação do sistema educacional no país. O Rio de Janeiro à época se constituía porta de entrada das modernidades pedagógicas internacionais. Em 1883, sediou a realização da primeira Exposição Pedagógica Nacional e, entre os resultados desse encontro, está a criação, em 1890, do Pedagogium, órgão governamental destinado à formação profissional do professor. Além do Pedagogium, também no Rio de Janeiro foram criados o Colégio Pedro II e a Escola Normal da Corte, instituições modelares em ensino e formação no país. A trajetória profissional do professor-autor Olavo Freire da Silva se relaciona diretamente com estas instituições. Por sua atuação profissional, publicou uma série de livros escolares de grande sucesso editorial, entre os quais o livro Primeiras Noções de Geometria Prática – obra sucessivamente reeditada até os anos 1960, quando se registrou a 56ª edição. A circulação por vários estados nacionais e as apropriações escolares fizeram com que as prescrições didático-pedagógicas do livro de Freire se constituíssem como que um repertório de saberes necessários à atuação profissional do professor que ensina geometria. Por outro lado, as transformações que se operaram na obra entre a primeira e a última edição revelam um gradativo processo de mudanças neste saber profissional, cada vez mais especializado, que passou a ser requerido para o ensino de geometria. Chancelado pelo uso escolar, o livro de Freire contribui para o processo de constituição dos saberes profissionais necessários à atuação do professor que ensina geometria. As análises desenvolvidas durante a pesquisa revelam que concorreu para a produção e circulação do livro Primeiras Noções de Geometria Prática – como produto cultural complexo – um conjunto de fatos históricos, como os processos de apropriação do pensamento didático-pedagógico para o ensino de geometria de outros países, a rede de sociabilidade estabelecida pelo autor, os cargos institucionais ocupados e os jogos estratégicos editoriais.
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