Cuidando do cuidador: Uma experiência de encontros com a Equipe de um Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SFC) de modalidade Criança e Adolescente (CCA) da Região Central da cidade de São Paulo

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-09-30
Autores
Neves, Carolina Macedo Das [UNIFESP]
Orientadores
Avallone, Denise De Micheli [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The last CENSUS of SUAS - Unic System of Social Assistance, accomplished in 2017, indicate 239,262 workers performing role/ activities related to Social Assistance at a national scope. These workers integrate multidisciplinary teams such as: social workers, nurses, psychologists, educators who operate Social Assistance policy and they are responsible for the planning and offers of services, programs, projects and benefits offered by this policy. Faced with this reality, the importance of investing in training and continuing education programs that can offer training, sharing of knowledge and qualified collective thinking in order to improve the provision of the offered social-welfare services is fundamental. The purpose of this study was objective to potentialize and instrumentalize a team of a coexistence service for children and adolescents in the area of social assistance through experiences, talk circles and training. Method: Participated in this study twelve professionals who are part of the coexistence service team for children and adolescents of São Paulo city. Data on changes in communication, labor satisfaction and communication were collected in two moments for comparison of parameters between before and after, through questionnaires prepared by the researchers. Results: Significantly higher scores were observed in the data evaluated after the experiments, conversational circles and training compared to the data collected before. Through the qualitative analysis it can be seen that the meetings with the professionals provided moments of exchange of information and knowledge, debates about doubts and other issues. Conclusion: In spite of the representative breakthroughs in training of professionals and teams, there is still a big gap in the services management working in concrete actions guided to the implantation of permanent education plans and training for the improvement of the quality of programs, projects and benefits that meets the objectives of the policy of Social Assistance in Brazil.
O último CENSO do SUAS – Sistema Único da Assistência Social realizado em 2017 aponta 239.262 trabalhadores exercendo funções/atividades ligadas à Assistência Social em âmbito nacional. Esses trabalhadores integram equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, educadores que operam a política de Assistência Social e são responsáveis pelo planejamento e ofertas de serviços, programas, projetos e benefícios oferecidos por essa política. Diante dessa realidade, é fundamental a importância de investimento em programas de formação e educação permanente que possam oferecer capacitações, compartilhamentos de saberes e do pensar coletivo qualificado com objetivo de aperfeiçoar a prestação dos serviços socioassistenciais oferecidos. Esse estudo teve objetivo de potencializar e instrumentalizar uma equipe de um serviço de convivência para crianças e adolescentes na área da assistência social através de vivências, rodas de conversas e capacitações. Método: Participaram desse estudo 12 profissionais que integram a equipe do serviço de convivência para crianças e adolescentes da cidade de São Paulo. Os dados relativos a alterações na comunicação, satisfação laboral e comunicação, foram coletados em dois momentos para comparação de parâmetros tipo antes e depois, através de questionários elaborados pelas pesquisadoras. Resultados: Foram observados scores significativamente mais altos nos dados avaliados após a realização das vivências, rodas de conversas e capacitações em comparação aos dados coletados antes. Através da análise qualitativa pode-se constatar que os encontros com os profissionais proporcionaram momentos de troca de informações e conhecimentos, debates sobre dúvidas e outras questões. Conclusão: Apesar dos avanços representativos na formação dos profissionais e equipes, ainda há uma grande lacuna da gestão dos serviços em trabalhar em ações concretas dirigidas para a implantação de planos de educação permanente e capacitações que reflita na qualidade na oferta de programas, projetos e benefícios que atendam os objetivos da política de Assistência Social no Brasil.
Descrição
Citação