Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina

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Data
2019-09-16
Autores
Albuquerque, Rosana Olivares De [UNIFESP]
Orientadores
Lugli, Rosario Silvana Genta [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
This body of work presents the results of a qualitative study intended to investigate the role of music educators and how they perceive the evolution of their profession in the field of unofficial music education. This research gathers learnings from official documents of Guri Santa Marcelina, a public initiative designed to popularize music education among children and teenagers, during the mandates between 2013 and 2017. Moreover, semi-structured interviews were conducted with four music teacher aiming to gain a deeper understanding of their musical learning paths, gaps and demands. A dialogue between the subjects of music and education leads the thematic of the professional role of music teachers with or without a formal education, calling attention to the process of forming qualified music teachers. To explore this matter that encapsulates the complexity of formal music education for both, students and teachers and the learning environment, this study is grounded in Pierre Bourdieu’s (1977, 1979, 2007) work that examines the cultural capital concept, Roger Chartier’s (1988, 2009, 2018) studies about the representation and Maurice Tardif’s (2000, 2002, 2014) contribution on the formal education of teachers.
Esta dissertação apresenta o resultado da pesquisa, de abordagem qualitativa, para investigar, no campo da educação musical não formal, o trabalho do educador musical e a construção da sua profissionalidade a partir dos seus relatos. Foram analisados documentos institucionais, referentes ao período da gestão do Guri Santa Marcelina entre 2013 a 2017, que atende crianças e adolescentes na Capital e na Grande São Paulo, bem como realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de música, com o objetivo de reconstituir as suas trajetórias formativas e apreender as suas percepções sobre as suas demandas formativas. Um diálogo entre os campos da Música e da Educação conduz a temática da atuação profissional de professores com ou sem formação pedagógica musical, dirigindo o olhar para o processo de construção da profissionalidade docente. Para tratar desta problemática que traz toda a complexidade da educação musical, da formação do professor e das relações neste espaço educativo, recorreu-se a Pierre Bourdieu (1977, 1979, 2007) explorando o conceito de capital cultural, Roger Chartier (1988, 2009, 2018) com seus trabalhos sobre a noção de representação e a Maurice Tardif (2000, 2002, 2014) com suas contribuições sobre a formação do professor e o trabalho docente.
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