Panorama nacional sobre prevenção de drogas em contextos educacionais

Imagem de Miniatura
Data
2019-10-16
Autores
Bernardo, Julia Ferreira [UNIFESP]
Orientadores
Avallone, Denise De Micheli [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Despite the growing interest from researchers in the implementation and execution of drug prevention projects in educational contexts, little is known about the effectiveness of the actions developed. The lack of academic consensus on the theoretical aspects, the prevention models, the most effective approaches on the subject and the lack of comprehensive information are factors that undermine the understanding of the concept of prevention and hinder the management of feasible actions in this field. In this perspective, the identification of researchers working in this area is a possible way to integrate and share information. This study, therefore, mapped the researchers and their research on drug prevention in the educational context. The proposed method here was based on consulting the institutional CAPES repositories (Catalog of Theses and Dissertations) and CNPq (Lattes Platform) using the thesis and the dissertation research program and the scriptLattes program. From the collected data through the proposed method, three scientific articles were written, being the first article about the description of the initial mapping that identified the precursor researchers of the area in Brazil; the second article is about the expansion of the network from the academic precursor descendants; and the third article on the qualitative analysis of the identified network publications (scientific articles). The main outcomes, we found 61 precursor researchers, 143 researchers (among the precursors and their academic descendants) and 43 articles published by this network, among which 31 articles were selected for analysis. It was observed that academic collaboration occurs more among health researchers, even though this field of knowledge is multidisciplinary. The articles that discuss prevention in educational contexts are mostly about the prevalence and risk factors of adolescent drug use, not going deeper into practices and projects. This work showed that drug prevention in educational contexts is a topic that needs further study and comprehensiveness of information between the fields of knowledge involved so that the science produced at the academic level culminates in more effective practical actions.
Apesar do crescente interesse de pesquisadores pela implantação e execução de projetos de prevenção de drogas em contextos educacionais, pouco se conhece sobre a efetividade das ações desenvolvidas. A ausência de consenso acadêmico sobre as vertentes teóricas, os modelos de prevenção, das abordagens mais eficazes sobre o tema e a falta integralidade de informações são fatores que prejudicam a compreensão do conceito de prevenção e dificultam o manejo de ações exequíveis neste campo. Nesta perspectiva, a identificação de pesquisadores que atuam nesta área é uma forma possível de integralizar e compartilhar informações. Este estudo, portanto, realizou um mapeamento dos pesquisadores e suas pesquisas desenvolvidas, sobre prevenção de drogas no contexto educacional. O método proposto foi baseado na consulta aos repositórios institucionais da CAPES (Catálogo de Teses e Dissertações) e do CNPq (Plataforma Lattes) com utilização de um programa de busca de teses e dissertações e do programa scriptLattes. A partir dos dados coletados por meio do método proposto, três artigos científicos foram redigidos, sendo o primeiro artigo sobre a descrição do mapeamento inicial que identificou os pesquisadores precursores da área no Brasil; o segundo artigo sobre a ampliação da rede a partir dos descendentes acadêmicos dos precursores, e o terceiro artigo com a análise qualitativa das publicações (artigos científicos) da rede identificada. Como principais resultados, foram encontrados 61 pesquisadores precursores, 143 pesquisadores (dentre os precursores e seus descendentes acadêmicos) e 43 artigos publicados por esta rede, dentre os quais foram selecionados para análise 31 artigos. Observou-se que a colaboração acadêmica se dá mais entre os pesquisadores da área da saúde, mesmo que este campo de conhecimento seja multidisciplinar. Os artigos que discutem a prevenção em contextos educacionais são, em sua grande maioria, sobre prevalência e fatores de risco do uso de drogas na adolescência, não se aprofundando sobre práticas e projetos. Este trabalhou permitiu evidenciar que a prevenção de drogas em contextos educacionais é um tema que necessita de maiores estudos e integralidades de informações entre os campos do conhecimento envolvidos, para que a ciência produzida em nível acadêmico culmine em ações práticas mais efetivas.
Descrição
Citação