Expressões dos fundamentos do Serviço Social na produção sobre a formação profissional: um estudo a partir de Anais do Encontro Nacional de Pesquisadoras/es em Serviço Social
Data
2019-09-24
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Considerando el supuesto de que el actual proyecto de formación profesional, como se establece en las Directrices Curriculares de la Asociación Brasileña de Docencia e Investigación en Trabajo Social, es la objetivación de la concepción de los fundamentos del Tabajo Social en su asunción y base en la perspectiva de la totalidad, en esta disertación, buscamos tener en cuenta algunas expresiones de los fundamentos en la producción de formación profesional en trabajo social en Brasil. La base de datos fue constituida de las comunicaciones agrupadas en tres ediciones de los Anales del Encuentro Nacional de Investigadores en Trabajo Social, específicamente, las organizadas en el énfasis de la formación del eje temático “Trabajo social: fundamentos, formación y trabajo profesional”, en 2012, 2014 y 2016. Para ello, se realizó una investigación cualitativa, en forma de encuesta bibliográfica y documental. El análisis señaló que, aunque en un pequeño número de producciones sobresalientes, las comunicaciones seleccionadas, en sus diferencias, almacenadas sus densidades, apropiaciones y explicaciones de contenidos teóricos, sugieren referencias importantes y están dentro de la relación entre la formación y los fundamentos del trabajo social.
Considerando o pressuposto de que o atual projeto de formação profissional, enunciado pelas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, constitui-se na objetivação da concepção de fundamentos do Serviço Social em seu pressuposto e base na perspectiva de totalidade, nesta dissertação, buscamos apreender algumas expressões dos fundamentos na produção sobre a formação profissional em Serviço Social no Brasil. Tomamos como base comunicações agrupadas em três edições dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisadoras/es em Serviço Social, em que foram consultadas, especificamente, aquelas organizadas na ênfase formação, do eixo temático Serviço Social: fundamentos, formação e trabalho profissional, nos anos de 2012, 2014 e 2016. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa, na modalidade de levantamento bibliográfico e documental. A análise apontou que ainda que em pequeno número de produções destacadas, estas As comunicações selecionadas, em suas diferenças, e guardadas suas densidades, apropriações e explicitações de conteúdos teóricos, as comunicações sugerem importantes referências e encontram-se no âmbito da relação entre a formação profissional e os fundamentos do Serviço Social.
Considerando o pressuposto de que o atual projeto de formação profissional, enunciado pelas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, constitui-se na objetivação da concepção de fundamentos do Serviço Social em seu pressuposto e base na perspectiva de totalidade, nesta dissertação, buscamos apreender algumas expressões dos fundamentos na produção sobre a formação profissional em Serviço Social no Brasil. Tomamos como base comunicações agrupadas em três edições dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisadoras/es em Serviço Social, em que foram consultadas, especificamente, aquelas organizadas na ênfase formação, do eixo temático Serviço Social: fundamentos, formação e trabalho profissional, nos anos de 2012, 2014 e 2016. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa, na modalidade de levantamento bibliográfico e documental. A análise apontou que ainda que em pequeno número de produções destacadas, estas As comunicações selecionadas, em suas diferenças, e guardadas suas densidades, apropriações e explicitações de conteúdos teóricos, as comunicações sugerem importantes referências e encontram-se no âmbito da relação entre a formação profissional e os fundamentos do Serviço Social.