Crise no underground londrino: uma análise do Led Zeppelin IV

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Data
2019-02-28
Autores
Arruda, Ricardo Sinigaglia [UNIFESP]
Orientadores
Nemi, Ana Lucia Lana [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
On November 8th 1971, the English rock band Led Zeppelin released their fourth, untitled, album. Having 22 million copies sold, its success was seen by the record label Atlantic Records as a professional suicide. On this album, the tracks are referring to the 60s rock’s cultural form, when London’s underground offered possibilities of producing musical experiments. However, the album also has transformations, typical of the beginning of the 70s, when rock music was tied to subgenres, in order to be assimilated by marketing strategies and sold in each one of the segmented markets. This situation was due to a London underground scene crisis and this research aims to investigate how much of this crisis can be heard in Led Zeppelin IV and how the band reacted to the new subgenres.
Em 8 de novembro de 1971, a banda inglesa Led Zeppelin lançou seu quarto álbum, no qual não constava título algum. O sucesso de 22 milhões de cópias vendidas foi visto, antes de seu êxito, como um suicídio profissional pela gravadora da banda, a Atlantic Records. As faixas presentes no álbum dialogavam com a forma cultural do rock dos anos de 1960, quando o underground londrino sustentava a possibilidade de produzir experimentalismos musicais. Porém, o álbum também estava de acordo com a transformação do rock no início da década de 1970, quando o rock ficou limitado a subgêneros, o que tornou possível estratégias de marketing e as vendas de cada um desses em mercados segmentados, muito em razão da crise dos valores do underground londrino. Sendo assim, este estudo tentou compreender o que o Led Zeppelin IV transmitiu sobre tal crise e como reagiu aos novos subgêneros do rock.
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