Imagens florais em "A rosa do povo": poéticas, política, diálogos

Imagem de Miniatura
Data
2019-11-26
Autores
Souza, Alice Inacio Dos Santos [UNIFESP]
Orientadores
Ricieri, Francine Fernandes Weiss [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The aim of this research was to identify and to analyze the floral images enclosed mostly in the book A Rosa do Povo, considering them as metaphors of the poetic elaboration and the own poesy, despite of other interpretations. The pink-flowers images are recurrent in the drummondiana poetry between 1930 to 1962, as well as the reflexion, by the poet, about the hypothesis whether or not there was a place for the poetry at the modern capitalist world. A Rosa do Povo was chosen as pivotal for this work because it presents a large number of floral images related to the activity of writing, structuring the book, moreover, as a whole around such a reflection. On the other hand, in this publication, the floral images seem to lend themselves, beside others aspects, for the construction of an complex imaginary where are problematized either, the poetic writing, the poetry and/or poetic creator. As these images are relate to a tradition prior Drummond and the XX century poesy (traditions which refers to these problematizations), this dissertation tries to realize yet the recovery of topos and topoi by means of which the poetic making was evoked over the time. The possibility of a modern text to dialogue with a tradition and distinct gliding feelings through the processes of appropriation and de-characterization are, therefore, a equally relevant issue to the formulations proposed.
O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as imagens florais presentes no livro A Rosa do Povo, considerando-as, entre outras possibilidades, como metáforas do fazer poético, da própria poesia. A imagem da flor-rosa é recorrente na poética drummondiana no período de 1930 a 1962, assim como a reflexão por parte do poeta quanto a haver ou não lugar para a poesia no mundo capitalista moderno. A Rosa do Povo foi escolhida como objeto central do trabalho por apresentar grande número de imagens florais relacionadas à atividade da escrita, estruturando-se o livro, aliás, como conjunto, em torno de uma tal reflexão. Por outro lado, nessa publicação, as imagens florais parecem prestar-se, entre outros aspectos, à construção de um complexo imagético em que se problematizam tanto a escrita poética quanto a poesia e/ou o criador poético. Como tais imagens estabelecem relações com uma tradição anterior a Drummond e à poesia do século XX (tradição que remete a essas problematizações), esta dissertação procura pensar, ainda, a recuperação de topos e topoi por meio dos quais o fazer poético foi evocado ao longo do tempo. A possibilidade de um texto moderno dialogar com a tradição, com quais deslizamentos de sentidos e mediante quais processos de reapropriação e descaracterização é, assim, questão igualmente pertinente para as formulações propostas.
Descrição
Citação
Coleções