Processamento fonológico em diferentes perfis sociodemográficos e de comportamento do pré-escolar

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-02-28
Autores
Pinto, Caroline Martins Mazon Gomes [UNIFESP]
Orientadores
Avila, Clara Regina Brandao De [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objective: To investigate characteristics of cognitive abilities of phonological processing according to sociodemographic and behavioral profiles in the preschool age group and to investigate possible associations between these variables.Method: Data from an epidemiological study database information, after approval of CEP-UNIFESP / EPM (CASE: 00463118.0.0000.5505; opinion no. 2,967,561) were used. Information about sociodemographic, behavioral and emotional aspects and cognitive abilities of phonological processing were collected: phonological sensitivity (initial syllable identification and rhyme), short-term phonological memory and access to the mental lexicon) of 182 preschool children , boys and girls (between 04 and 06,11 years old), regularly enrolled in children's education schools in the city of Embu das Artes (SP). Information on performance in tasks of phonological sensitivity, access to the mental lexicon and short-term phonological memory, obtained by direct evaluation, were quantified; associations with sociodemographic characteristics and behavioral profiles defined by the Child Behavior Check List (CBCL) and the Socio-Emotional Ages & Stages Questionnaires (ASQ-SE) were sought. The Qui-quadrado test investigated associations and Student's t-test compared means between two or more groups defined by sociodemographic or behavioral characteristics (Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests). For all tests, the significance level of 5% was accepted. Results: Short-term phonological memory was associated with the gender variable (p = 0.016). Differences of means of correctness in phonological sensitivity were found only by age (p = 0.026). Smaller means of access to the mental lexicon differentiated children with risk of Externalizing (p = 0.048) and Internalizing and Externalizing (p = 0.023) problems, when compared to the means of children who did not present risk. Conclusion:The risk of presenting behavioral problems was associated with worse performance in tasks that evaluate cognitive abilities of phonological processing. Likewise, sociodemographic variables such as sex and age also interfere in phonological memory and phonological sensitivity, respectively. Only the CBCL as a screening instrument identified differences in performance in phonological processing, according to the behavioral profiles. No associations were found between phonological processing skills and ASQ profiles.
Objetivo: Investigar características de habilidades cognitivas do processamento fonológico, segundo perfis sociodemográficos e de comportamento, na faixa etária pré-escolar e investigar possíveis associações entre essas variáveis. Método: Pesquisa realizada a partir de informações de banco de dados de estudo epidemiológico, após aprovação do CEPUNIFESP/ EPM (CAAE: 00463118.0.0000.5505; nº do parecer 2.967.561). Coletaram-se informações sobre aspectos sociodemográficos, comportamentais e emocionais, e de avaliação de habilidades cognitivas do processamento fonológico: sensibilidade fonológica (identificação de sílaba inicial e de rima), memória fonológica de curto prazo e acesso ao léxico mental de 182 pré-escolares, meninos e meninas (entre 04 e 06,11 anos), regularmente matriculados em escolas de educação infantil do município de Embu das Artes (SP). Informações sobre desempenho em tarefas de sensibilidade fonológica, acesso ao léxico mental e memória fonológica de curto prazo, obtidas por avaliação direta, foram quantificadas; buscaram-se associações com características sociodemográficas e perfis de comportamento definidos pelo Child Behavior CheckList (CBCL) e pelo Ages & Stages Questionnaires Socioal-Emotional (ASQ-SE 2). O Teste do Qui-Quadrado investigou associações e o teste t de Student comparou médias entre dois ou mais grupos definidos por características sociodemográficas ou comportamentais (testes de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis). Para todos os testes admitiu-se o nível de significância de 5%. Resultados: A memória fonológica de curto prazo esteve associada à variável sexo (p=0,016). Verificaram-se diferenças de médias de acertos em sensibilidade fonológica apenas por idade (p=0,026). Menores médias de acertos no acesso ao léxico mental diferenciaram crianças com risco de comportamento Externalizante (p=0,048) e de comportamento Internalizante e Externalizante (p=0,023), quando comparadas com as médias das crianças que não apresentaram risco. Conclusão: O risco de apresentar problemas de comportamentos esteve associado a piores desempenhos em tarefas que avaliam habilidades cognitivas do processamento fonológico. Da mesma forma, variáveis sociodemográficas como sexo e idade também interferiram na memória fonológica e na sensibilidade fonológica, respectivamente. Apenas o CBCL enquanto instrumento de rastreio identificou diferenças de desempenho em processamento fonológico, de acordo com os perfis de comportamento. Não foram encontradas associações entre competências do processamento fonológico e os perfis traçados pelo ASQ-SE 2.
Descrição
Citação
PINTO, Caroline Martins Mazon Gomes. Processamento fonológico em diferentes perfis sociodemográficos e de comportamento do pré-escolar. 2019. 75f. Dissertação ( Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2019.