A interpessoalidade na comunicação via e-mail entre uma Coordenadora de Negócios Educacionais e seus colaboradores: um estudo sistêmico-funcional

Imagem de Miniatura
Data
2019-03-15
Autores
Almeida, Anna Carolina Santos Martin [UNIFESP]
Orientadores
Vian Junior, Orlando [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The objective of this research is to analyze the language used by an Educational Business Coordinator (EBC) on her e-mail exchanges with her co-workers, namely teachers, other EBCs and the principal of a vocational school. It starts out from the idea that language is the place of development of meaning and a fundamental resource in the development of the human experience (HALLIDAY, 1994). Research in the field of Applied Linguistics, such as Polifemi (2007) and Ninin (2009), report results about the role of the pedagogical coordinator, but due to intense technological and scientific changes and to new relationships established in the job market, part of the communication between the coordinator and her co-workers is carried out electronically, through technological digital means, in order to respond to the educational and market demands of private education institutions. Taking this scenario as a starting point, using the Systemic-Functional Grammar as theoretical framework proposed by Halliday and Matthiessen (2014), aiming to verify which linguistic choices are used by the EBC in her written interaction that characterize the social roles enacted and attributed by those who interact with her and verify the elements that allow to classify the e-mails that compose the corpus as a genre, as well as its organization in stages and its Genre Structure Potential, as proposed by Martin and Rose (2008). To reach this goal, the lexico-grammatical choices of 461 e-mails produced by the EBC in interaction with her co-workers that represent the interpersonal choices established and that compose the corpus focused in the following terms: folks, you, I, not, could, can, I am and we are, as well as the Schematic Structure (MARTIN, 1992, MARTIN; ROSE, 2008) of the e-mails will be analyzed. From the methodological point of view, we adopted qualitative research principles (FLICK, 2004), associated with SystemicFunctional Grammar principles (HALLIDAY, MATTHIESSEN, 2014) focusing on the interpersonal metafunction and in the context of culture (Genre), as well as in the variables of the context of situation (Register), such as proposed by Halliday and Hasan (1989) and Eggins (2004). As a computational tool, we used AntConc, based on Corpus Linguistics principles proposed by Berber-Sardinha (2004). Results show that (i) in the lexico-grammatical choices there is a movement between the administrative and the educational issues ranging between polarity and/or modality, whereas (ii) the analysis of the emails Schematic Structure reveal a prototypical model that allows us to characterize them as a discursive genre.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a linguagem utilizada por uma Coordenadora de Negócios Educacionais (CNE) em suas trocas de e-mails, que possuíam o propósito de comunicar a respeito de demandas administrativas e educacionais, com seus colaboradores, nomeadamente, docentes, demais CNEs e a diretora de uma escola da Educação Profissional. Parte-se da ideia de que a linguagem é espaço de construção de sentido e um recurso de fundamental importância na construção da experiência humana (HALLIDAY, 1994). Pesquisas no campo da Linguística Aplicada, tais como Polifemi (2007) e Ninin (2009), reportam resultados sobre o papel do coordenador pedagógico, mas em virtude dos intensos avanços tecnológicos e científicos e das novas relações estabelecidas no mercado de trabalho, parte da comunicação entre a coordenadora, docentes, demais CNEs, funcionários e a diretora passou a ser realizada eletronicamente, via tecnologias digitais, de forma a atender às demandas educacionais e mercadológicas de instituições de ensino privadas. Tomando esse cenário como ponto de partida, utilizamos como arcabouço teórico a gramática sistêmico-funcional proposta por Halliday e Matthiessen (2014), objetivando verificar quais marcas linguísticas são utilizadas pela CNE nesta interação escrita que caracterizam os papéis sociais assumidos por ela e atribuídos aos interactantes e verificar os elementos que permitem classificar os e-mails que compõem o corpus como um gênero, bem como sua organização em estágios e sua estrutura potencial, conforme propõe Martin e Rose (2008). Para atingir tal objetivo, serão analisadas as escolhas lexicogramaticais de 461 e-mails produzidos pela CNE em interação com os professores, colegas CNEs e direção que representam as relações interpessoais estabelecidas e que compõem o corpus com foco nos seguintes itens lexicais: pessoal, você(s), eu, não, poderia, podemos, estou e estamos, bem como a estrutura esquemática (MARTIN, 1992; MARTIN E ROSE, 2008) dos e-mails. Do ponto de vista metodológico, adotamos os princípios da pesquisa de base qualitativa (FLICK, 2004), associados aos princípios da gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) com foco na metafunção interpessoal e nas variáveis do contexto de cultura (Gênero), bem como no contexto de situação (Registro), conforme preceituado por Halliday e Hasan (1989) e Eggins (2004). Como ferramenta computacional, utilizamos o programa AntConc, à luz dos preceitos da Linguística de Corpus propostos por Berber Sardinha (2004). Os resultados revelam (i) que existe nas escolhas lexicogramaticais um movimento pendular entre os assuntos de ordem administrativa e os de ordem educacional que polarizam e/ou modalizam o discurso, ao passo que (ii) a análise da estrutura esquemática dos e-mails revela uma estrutura prototípica que permite caracterizá-los como um gênero discursivo.
Descrição
Citação
Coleções