Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo

Imagem de Miniatura
Data
2019-06-28
Autores
Gabriel, Fabiane Malvestiti [UNIFESP]
Orientadores
Abreu, Claudia Barcelos De Moura [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The studies that I proposed in this dissertation aim to analyze the current intermittency of the discipline of Philosophy in the curriculum of the State of São Paulo, verifying if it is in fact a propagator of certain ideals of socioemotional or affective and social competences of the adolescent, mainly in the moral aspect in the school environment. Thus, this dissertation has as a main objective to make a qualitative field research through round table conversations and semi-structured interviews or video interviews, seeking to bring into light how students become involved with learning situations on the themes of freedom and happiness which are presented to them during Philosophy classes, analyzing and considering the relevance of such knowledge on their decision-making skills in the labor market, in an existential and psychosomatic sphere.In this way, a field research was carried out using the consulted and studied theoretical reference as a basis, with students from the 3rd grade of High School (last year of the 12 years required by the State) and their philosophy teachers, as well as testimonies (on video), in which the participants were able to expose their perspectives and desires within their current existential situation.
Os estudos ao qual me propus nesta dissertação visam analisar as atuais intermitências da disciplina de Filosofia no currículo do Estado de São Paulo, verificando se esta é de fato uma propagadora de certos ideais de competências socioemocionais ou afetivas e sociais do adolescente, principalmente sob o aspecto moral no âmbito escolar. Assim sendo, esta dissertação tem por principal objetivo fazer uma pesquisa qualitativa de campo, levantando por meio de rodas de conversa e entrevista semi-estruturada/vídeo como os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo se envolvem com as situações de aprendizagem com os temas de liberdade e felicidade a eles apresentados durante as aulas de filosofia e se analisam/consideram a relevância de tais conhecimentos para a construção das suas decisões diante o mercado de trabalho, numa esfera existencial e psicossomática. Deste modo, realizou-se a partir do referencial teórico consultado/estudado, uma pesquisa de campo com alunos da 3ª série do Ensino Médio (último ano dos 12 anos exigidos pelo Estado) e seus professores de filosofia, além de depoimentos (em vídeo), nos quais os participantes puderam expor suas perspectivas e anseios diante a situação existencial vivente.
Descrição
Citação