Destruição da arquitetura: o prédio do Jardim da Infância anexo à Escola Normal de São Paulo – da monumentalidade à demolição (São Paulo, 1896 – 1939)
Data
2019-08-23
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This work analyzes the trajectory of the Kindergarten of the Normal School of São Paulo, idealized by Republicans from São Paulo, who had as a project the organization and modernization of public instruction in the State in late nineteenth century. However, even though it was part of the complex built to attend the education of the people, the building idealized for the kindergarten did not withstand political pressure and was demolished in 1939. This study focuses on the reasons that allowed the demolition of the institution's building that would have lost relevance, tearing down all of its physical and administrative structure. In this work, the environments that allowed the construction of the sumptuous architectural structure, specially planned to host the kindergarten, were considered, as well as the values defended and practiced in architecture in last decades of the nineteenth century and that were present in the construction of school buildings. The environments and reasons for dismantling this school in the 1930s were also examined, with possible consonances and dissonances among the ruling political authorities. This history is sustained in bibliography related to the creation of the Kindergartens, in direct relation with the pedagogical route of the Normal School of São Paulo, in the document collection of the Normal School’s Kindergarten, journalistic material, books and educational publications of the period.
Este trabalho analisa a trajetória do Jardim da Infância da Escola Normal de São Paulo idealizada por republicanos paulistas, que tinham como projeto a organização e modernização da instrução pública do estado em fins do século XIX. Mesmo fazendo parte do complexo construído para atender a educação do povo, o prédio idealizado para o Jardim da Infância não resistiu às pressões políticas e foi demolido em 1939. Este estudo foca nas razões da demolição do prédio pondo por terra a estrutura física e administrava da instituição, que teria perdido a relevância. Estão considerados os ambientes que tornaram possível a construção da estrutura arquitetônica suntuosa, especialmente pensada para sediar o Jardim da Infância, bem como os valores defendidos e praticados na arquitetura das últimas décadas do século XIX. Também foram examinados os ambientes e razões que levaram ao desmonte dessa escola na década de 1930, com as possíveis consonâncias e dissonâncias entre as autoridades políticas no poder. Esta é uma história que está sustentada na bibliografia relacionada à criação dos Jardins da Infância, na relação direta com o percurso pedagógico da Escola Normal de São Paulo, no acervo documental do Jardim da Infância da Escola Normal, no material jornalístico e nos livros e periódicos educacionais do período determinado pelo recorte temporal desse trabalho.
Este trabalho analisa a trajetória do Jardim da Infância da Escola Normal de São Paulo idealizada por republicanos paulistas, que tinham como projeto a organização e modernização da instrução pública do estado em fins do século XIX. Mesmo fazendo parte do complexo construído para atender a educação do povo, o prédio idealizado para o Jardim da Infância não resistiu às pressões políticas e foi demolido em 1939. Este estudo foca nas razões da demolição do prédio pondo por terra a estrutura física e administrava da instituição, que teria perdido a relevância. Estão considerados os ambientes que tornaram possível a construção da estrutura arquitetônica suntuosa, especialmente pensada para sediar o Jardim da Infância, bem como os valores defendidos e praticados na arquitetura das últimas décadas do século XIX. Também foram examinados os ambientes e razões que levaram ao desmonte dessa escola na década de 1930, com as possíveis consonâncias e dissonâncias entre as autoridades políticas no poder. Esta é uma história que está sustentada na bibliografia relacionada à criação dos Jardins da Infância, na relação direta com o percurso pedagógico da Escola Normal de São Paulo, no acervo documental do Jardim da Infância da Escola Normal, no material jornalístico e nos livros e periódicos educacionais do período determinado pelo recorte temporal desse trabalho.