Programa Aventuras Currículo+: pesquisa exploratória sobre a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ao ensino de língua portuguesa, no currículo do estado de São Paulo
Data
2019-08-26
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The present research is linked to the network research entitled "Digital Inclusion Policies: Developments in Basic Education and Teacher Training" and adopts the qualitative approach of a descriptive character, supported by bibliographical research. Its general objective is to investigate the extent to which the "Aventuras Currículo+" program contributes to the improvement of teaching work in Portuguese Language classes. The research seeks to understand the ways of including technologies in the public education school curriculum in the State of São Paulo, through the governmental actions that culminated in the program in question. In addition to the literature review on the subject, the research uses a theoretical frame of reference that encompasses the following conceptual fields: curriculum, digital inclusion, digital learning objects technologies in education, Portuguese teaching. The forms of analysis developed are based on: a) bibliographic research; c) documentary research of decrees, resolutions and guiding documents related to the "Aventuras Currículo+" program. The interpretative analysis of the data was developed in the light of categories defined from the following theoretical frame of reference: web curriculum, Digital Learning Objects (DLO), Open Educational Resources (OER); authorship / autonomy and digital inclusion. The findings of the research suggest that the Aventuras Curriculo+ program incorporates strategies of gamification inserted in a narrative that contemplates the teacher in the function of mediator that intervenes, instigating the student to constitute his route. The selected DLOs strengthen the skills and abilities that help students develop autonomy / authorship in learning. Although Aventuras Currículo+ is based on external evaluations that do not consider the peculiarities of each school institution, the analyzed data indicate that the Program collaborates with the students' appreciation in the teaching-learning process, bringing them closer to the exchange of knowledge and realizing the digital inclusion of these social actors, in a universe that extends the possibilities of learning, through the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT), in the discipline of Portuguese Language. The results of the research indicate the need to carry out infrastructural adaptations, in the scope of training and teacher encouragement, so that the Program is widely used by the state education network of São Paulo.
A presente pesquisa vincula-se à pesquisa em rede intitulada “Políticas de inclusão digital: desdobramentos na educação básica e na formação de professores” e adota a abordagem qualitativa de caráter descritivo, apoiada na pesquisa bibliográfica. Seu objetivo geral é investigar em que medida o programa “Aventuras Currículo+” contribui para o aprimoramento do trabalho docente, nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa busca entender os caminhos da inclusão das tecnologias no currículo escolar da educação pública no Estado de São Paulo, através das ações governamentais que culminaram no programa em questão. Além da revisão de literatura sobre o tema, a pesquisa utiliza um quadro teórico de referência que engloba os seguintes campos conceituais: currículo, inclusão digital, objetos digitais de aprendizagem, tecnologias na educação, ensino de Português. As formas de análise desenvolvidas amparam-se em: a) pesquisa bibliográfica; c) pesquisa documental de decretos, resoluções e documentos norteadores e relacionados ao programa “Aventuras Currículo+”. A análise interpretativa dos dados foi desenvolvida à luz de categorias definidas a partir do seguinte quadro teórico de referência: web currículo, Objetos digitais de Aprendizagem (ODA), Recursos Educacionais Abertos (REA); autoria/autonomia e inclusão digital. Os achados da pesquisa sugerem que o programa Aventuras Currículo+ incorpora estratégias de gamificação inseridas em uma narrativa que contempla o professor na função de mediador que intervém, instigando o aluno a constituir seu percurso. Os ODA selecionados fortalecem as competências e habilidades que auxiliam os estudantes a desenvolver a autonomia/autoria no aprendizado. Embora o Aventuras Currículo+ parta de avaliações externas que não consideram as peculiaridades de cada instituição escolar, os dados analisados indicam que o Programa colabora com a valorização dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, os aproximando na troca de saberes e realizando a inclusão digital desses atores sociais, em um universo que amplia as possibilidades de aprendizagem, via uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), na disciplina de Língua Portuguesa. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de se proceder a adequações infraestruturais, no âmbito da formação e do estímulo docente, para que se o Programa seja amplamente utilizado pela rede estadual de educação paulista. Palavras-chave: tecnologias digitais da informação e comunicação, ensino de língua portuguesa, web currículo, inclusão digital e autoria/autonomia.
A presente pesquisa vincula-se à pesquisa em rede intitulada “Políticas de inclusão digital: desdobramentos na educação básica e na formação de professores” e adota a abordagem qualitativa de caráter descritivo, apoiada na pesquisa bibliográfica. Seu objetivo geral é investigar em que medida o programa “Aventuras Currículo+” contribui para o aprimoramento do trabalho docente, nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa busca entender os caminhos da inclusão das tecnologias no currículo escolar da educação pública no Estado de São Paulo, através das ações governamentais que culminaram no programa em questão. Além da revisão de literatura sobre o tema, a pesquisa utiliza um quadro teórico de referência que engloba os seguintes campos conceituais: currículo, inclusão digital, objetos digitais de aprendizagem, tecnologias na educação, ensino de Português. As formas de análise desenvolvidas amparam-se em: a) pesquisa bibliográfica; c) pesquisa documental de decretos, resoluções e documentos norteadores e relacionados ao programa “Aventuras Currículo+”. A análise interpretativa dos dados foi desenvolvida à luz de categorias definidas a partir do seguinte quadro teórico de referência: web currículo, Objetos digitais de Aprendizagem (ODA), Recursos Educacionais Abertos (REA); autoria/autonomia e inclusão digital. Os achados da pesquisa sugerem que o programa Aventuras Currículo+ incorpora estratégias de gamificação inseridas em uma narrativa que contempla o professor na função de mediador que intervém, instigando o aluno a constituir seu percurso. Os ODA selecionados fortalecem as competências e habilidades que auxiliam os estudantes a desenvolver a autonomia/autoria no aprendizado. Embora o Aventuras Currículo+ parta de avaliações externas que não consideram as peculiaridades de cada instituição escolar, os dados analisados indicam que o Programa colabora com a valorização dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, os aproximando na troca de saberes e realizando a inclusão digital desses atores sociais, em um universo que amplia as possibilidades de aprendizagem, via uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), na disciplina de Língua Portuguesa. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de se proceder a adequações infraestruturais, no âmbito da formação e do estímulo docente, para que se o Programa seja amplamente utilizado pela rede estadual de educação paulista. Palavras-chave: tecnologias digitais da informação e comunicação, ensino de língua portuguesa, web currículo, inclusão digital e autoria/autonomia.