A hipótese-cinema: escola, produção audiovisual e ensino de História

Imagem de Miniatura
Data
2019-05-28
Autores
Pinto, Jonas Tadeu Amaral [UNIFESP]
Orientadores
Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This paper aims to analyse the possibilities raised by the relationship among cinema, school and the teaching of History through a perspective in which learners can have the leading role in the production of knowledge. Accordingly, it proposes a pedagogical practice that develops the education of critical observation with students, who start to notice films as a historical document, a cultural product, and an artistic creation, also ensuring the cultural broadening of the involved groups. The given analysis demonstrates that such process is understood by the own development of History in its school subject status, within school cultures (JÚLIA, 2001 e VIÑAO, 2007). Considering cinema in the sense of otherness (BERGALA 2008, FRESQUET 2013, MIGLORIN 2015), the experiences resulted from an audiovisual production in the school environment was initially adopted, based on the difficulties, tensions and awkwardness that such a process created in the Profª Virginia Loriza Zeitounian Camargo municipal school. Within it, tools to map the organisation forms and sharing of the sensitive (RANCIERE, 2005) were used to find potentials, breaches in the structure of the organisation of the common space, thus making the work with cinema focused otherness possible. The realisation of creation devices and picture capturing were proposed to play a part in the development of own concepts to the teaching of history, time and narrative, besides provoking a new organisation of the sensitive. Therefore, it is hoped that a contribution to the reflection upon the challenges and potentialities of school audiovisual production in the teaching of History through specific school cultures is provided.
O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades geradas através da relação cinema, escola e ensino de história, por meio de uma perspectiva em que os estudantes possam ser protagonistas da produção do conhecimento. Nesse sentido, traz a proposta de uma prática pedagógica que desenvolva a educação do olhar com os alunos, que passam a ver o filme como documento histórico, produto cultural, e como criação artística, garantindo também a ampliação do repertório cultural das turmas envolvidas. Tal análise constata que esse processo é entendido a partir do próprio desenvolvimento da disciplina escolar história, dentro das culturas escolares, (JÚLIA, 2001 e VIÑAO, 2007). Tomando a concepção de cinema como alteridade (BERGALA 2008, FRESQUET 2013, MIGLORIN 2015) adotou-se como ponto de partida as experiências de realização de produção audiovisual no ambiente escolar, a partir das dificuldades, tensões e estranhamentos que esse processo gerou dentro da escola municipal Profª Virginia Loriza Zeitounian Camargo. Dentro desse universo escolar, buscou-se instrumentos para mapear as formas de organização e partilha do sensível (RANCIERE, 2005) que possibilitassem encontrar potências, fissuras na estrutura de organização do espaço comum e assim permitissem trabalhar com o cinema na chave da alteridade. Foi proposta a realização de dispositivos de criação e captura de imagem que contribuíssem para o desenvolvimento de conceitos próprios ao ensino de história, tempo e narrativa, além de provocar uma nova organização do sensível. Assim, espera-se contribuir para a reflexão sobre os desafios e as potencialidades da produção audiovisual escolar no ensino de história a partir das culturas escolares específicas.
Descrição
Citação