Aspectos neuropsicológicos em adolescentes vítimas de violência sexual com TEPT
Data
2019-11-13
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
Summary: Objective: To evaluate the impact of PTSD as a result of sexual violence in adolescents aged 14 to 17 years, to verify if specific PTSD symptoms and subjective perception of traumatic experience are associated with cognitive impairment. Method: 28 adolescents with a history of sexual violence in the last six months, with a mean age of 14.96 (± 1.07) and 11 healthy volunteers with a mean age of 16.18 (± 1.08), matched by education (p = 0.299) were submitted to neuropsychological assessment and PTSD scales. Results: Comparison between the groups shows that the patient group presents poorer performance in global cognition, verbal learning, short-term verbal memory, audioverbal attention, visuospatial working memory, slowed processing speed, impaired target stimuli identification, higher incidence of errors. Patients have slowness in automatic, voluntary tasks, inhibitory control, and cognitive flexibility. There is a moderate correlation between PTSD severity and cognitive processing speed, as well as intrusive symptoms with attentional impairments and inhibitory control, negative mood and cognition symptoms, and the ability to concentrate and cognitive processing speed. The perception of traumatizing events was not associated with any specific cognitive deficit. Conclusion: PTSD patients have motor and cognitive slowing in automatic and voluntary tasks that directly impact attention, learning, verbal memory and executive functions. The most frequently observed cognitive changes showed a moderate correlation with the severity of PTSD and intrusive and negative symptoms of mood and cognition.
Objetivo: Avaliar o impacto do TEPT em decorrência da violência sexual em adolescentes entre 14 e 17 anos, verificar se sintomas específicos do TEPT e a percepção subjetiva de vivência traumática estão associados às alterações cognitivas. Método: 28 adolescentes com história de violência sexual nos últimos seis meses, com idade média 14,96 (±1,07) e 11 voluntárias saudáveis com idade média de 16,18 (±1,08), pareadas pela escolaridade (p=0,299), foram submetidas à avaliação neuropsicológica e escalas de TEPT. Resultados: A comparação entre os grupos mostra que o grupo de pacientes apresenta pior desempenho na cognição global, aprendizagem verbal, memória verbal de curto prazo, atenção audioverbal, memória operacional visuoespacial, lentificação na velocidade de processamento, prejuízo na identificação dos estímulos alvos, com maior incidência de erros. As pacientes apresentam lentificação em tarefas automáticas, voluntárias, controle inibitório, e flexibilidade cognitiva. Há correlação moderada da gravidade do TEPT com a velocidade de processamento cognitivo, bem como dos sintomas intrusivos com os prejuízos atencionais e controle inibitório, dos sintomas negativos do humor e cognição com a capacidade de concentração e velocidade de processamento cognitivo. A percepção de eventos traumatizantes não mostrou associação com nenhum déficit cognitivo especifico. Conclusão: Pacientes com TEPT apresentam lentificação motora e cognitiva em tarefas automáticas e voluntárias que impactam diretamente na atenção, aprendizagem, memória verbal e funções executivas. As alterações cognitivas mais frequentemente observadas mostraram correlação moderada com a gravidade do TEPT e sintomas intrusivos e negativos do humor e cognição.
Objetivo: Avaliar o impacto do TEPT em decorrência da violência sexual em adolescentes entre 14 e 17 anos, verificar se sintomas específicos do TEPT e a percepção subjetiva de vivência traumática estão associados às alterações cognitivas. Método: 28 adolescentes com história de violência sexual nos últimos seis meses, com idade média 14,96 (±1,07) e 11 voluntárias saudáveis com idade média de 16,18 (±1,08), pareadas pela escolaridade (p=0,299), foram submetidas à avaliação neuropsicológica e escalas de TEPT. Resultados: A comparação entre os grupos mostra que o grupo de pacientes apresenta pior desempenho na cognição global, aprendizagem verbal, memória verbal de curto prazo, atenção audioverbal, memória operacional visuoespacial, lentificação na velocidade de processamento, prejuízo na identificação dos estímulos alvos, com maior incidência de erros. As pacientes apresentam lentificação em tarefas automáticas, voluntárias, controle inibitório, e flexibilidade cognitiva. Há correlação moderada da gravidade do TEPT com a velocidade de processamento cognitivo, bem como dos sintomas intrusivos com os prejuízos atencionais e controle inibitório, dos sintomas negativos do humor e cognição com a capacidade de concentração e velocidade de processamento cognitivo. A percepção de eventos traumatizantes não mostrou associação com nenhum déficit cognitivo especifico. Conclusão: Pacientes com TEPT apresentam lentificação motora e cognitiva em tarefas automáticas e voluntárias que impactam diretamente na atenção, aprendizagem, memória verbal e funções executivas. As alterações cognitivas mais frequentemente observadas mostraram correlação moderada com a gravidade do TEPT e sintomas intrusivos e negativos do humor e cognição.