A questão das identidades no ensino de História análise das propostas curriculares nacionais e da rede municipal de ensino de São Paulo - 1996-2016

Imagem de Miniatura
Data
2019-03-01
Autores
Cavalcante, David Leandro [UNIFESP]
Orientadores
Slemian, Andrea [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This dissertation aims to investigate identity issues in the context of curricular proposals for history teaching in basic education, having as starting point the nineteennineties , when the new Brazilian educational law came into force and, from this moment, began the process of curricular reforms still in process. Identities issues are present in history teaching since its inception as school subject in the nineteenth century. Discussions about identities pursues characterize the actors of history, as well as its role in Brazilian social formation. Political, racial and gender identities has been explained in the historiographic analysis, influenced by social struggles for recognition and resistance. In the history teaching, particularly, national identity has always been present. This study was guided by identity concepts and forms of identities held by sociologist Manuel Castells. Forms of identity expressed in the national curricular documents and in the municipal educational system were analyzed. Were also analyzed works produced by students at the municipal school of basic education (EMEF) “Teófilo Benedito Ottoni”, who presented forms of identity wich are in line with the forms of analysis proposed by Castells: “identities of resistance” and “identities of project”. Finally, according to the program goals (ProfHistória), is provided a teaching proposal, as contribution, for the development of such theme for the teaching history in basic education.
Esta dissertação investigou a questão das identidades nas propostas curriculares de história do ensino fundamental, tendo como marco temporal inicial os anos 1990, quando entrou em vigor a nova legislação educacional brasileira e, a partir desse momento, iniciou-se o processo de reformas curriculares ainda em curso. A temática das identidades está presente no ensino de história, desde a gênese da disciplina escolar no século XIX. As discussões em torno às identidades procuram caracterizar os agentes da história, assim como a sua atuação na formação social brasileira. Identidades políticas, raciais e de gênero passaram a ser explicitadas nas análises historiográficas, influenciadas pelas lutas sociais por reconhecimento e de resistência. No ensino de história, em particular, a questão da identidade nacional sempre esteve presente. A pesquisa foi orientada pelos conceitos de identidade e de formas de identidade do sociólogo Manuel Castells. Analisaram-se as formas de identidade expressas nos documentos curriculares nacionais e da rede municipal de ensino. Também foram objeto de análise os trabalhos produzidos pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Teófilo Benedito Ottoni, que apresentaram formas de identidade condizentes às formas propostas pela análise de Castells, como identidades de resistência e identidades de projeto. Por fim, de acordo com os objetivos do Programa (ProfHistória), apresenta-se uma proposta de ensino, como contribuição ao desenvolvimento da temática para o ensino de história no ensino fundamental.
Descrição
Citação