Contribuição Winnicottiana ao Modelo de Atendimento no Programa de Internação na Fundação Casa - SP

Data
2019-03-20
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The objective of this research was to analyze how the application of the Winnicottian precepts in the implementation of the socio-educational measure of hospitalization in one of the Service Centers of the CASA-SP Foundation is made through the understanding and meaning given by the teenager and the servants. The historical background of the construction of policies aimed at assisting juvenile offenders and the challenges faced in the search for the guarantee of rights, the current guidelines of the institution and the specific theoretical framework that guides the practice of this Service Center were the pillars of the study, directing the analysis of the content brought by adolescents and the team that develops the work. The profile of the adolescents and the characteristics of the family composition were relevant elements for the composition of the research, as well as the current institutional scenario, allowing the contextualization and a deepening of the analysis. To do so, the method adopted was the descriptive study, with qualitative orientation, proposing as participants the adolescents and professionals who develop the interventions, so that the evaluation considered the perspectives of these two sides, in the execution of this model, through individual interviews with the young people and focus group with the team, content this categorized, once we opted for categorial analysis of the material. The results pointed out convergences between the guidelines and Winnicottian precepts, enabling the practice of care adopted at this Center to be a potential space, admittedly favorable, both by the adolescents assisted, and by the professionals, to personal maturation.
O objetivo dessa pesquisa intencionou analisar como se constitui a aplicação dos preceitos winnicottianos na execução da medida socioeducativa de internação, num dos Centros de Atendimento da Fundação CASA-SP, por meio da compreensão e significado dado pelo adolescente atendido e os servidores. O percurso histórico da construção de políticas voltadas ao atendimento de adolescentes infratores e os desafios enfrentados na busca da garantia de direitos, as diretrizes atuais da instituição e o referencial teórico específico que norteia a prática desse Centro de Atendimento foram os pilares do estudo, direcionando a análise do conteúdo trazido pelos adolescentes e equipe que desenvolve o trabalho. O perfil dos adolescentes e as características da composição familiar foram elementos relevantes para a composição da pesquisa, assim como o cenário institucional atual, possibilitando a contextualização e um aprofundamento da análise. Para tanto, o método adotado foi o estudo descritivo, com orientação qualitativa, propondo como participantes os adolescentes e profissionais que desenvolvem as intervenções, de modo que a avaliação considerasse as perspectivas desses dois lados, na execução desse modelo, por meio de entrevistas individuais com os jovens e grupo focal com a equipe, conteúdo este categorizado, uma vez que optamos por análise categorial do material. Os resultados apontaram convergências entre as diretrizes e os preceitos winnicottianos, possibilitando a prática de atendimento adotada nesse Centro se constituir como espaço potencial, reconhecidamente favorável, tanto pelos adolescentes atendidos, como pelos profissionais, ao amadurecimento pessoal.
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