Alexander McQueen: da passarela ao museu. Análise do vestido da performance final do desfile No.13 nas exposições Alexander McQueen: Savage Beauty no Metropolitan Museum of Art e Victoria and Albert Museum

Imagem de Miniatura
Data
2019-06-14
Autores
Im, Tatiana Bo Kun [UNIFESP]
Orientadores
Baumgarten, Jens Michael [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The research proposes to analyze the dress of the final performance of the parade No.13 (spring/summer 1999) of the british fashion designer Alexander McQueen in the exhibitions Alexander McQueen: Savage Beauty at the Metropolitan Museum of Art and Victoria and Albert Museum and from there reflect how the expography can interfere in the aesthetic experience of the visitor before the object. For this, we will presents the dress through the parade and later inserted in the core “Cabinet of Curiosities” of the Savage Beauty exhibition in two moments: first in 2011 at the Metropolitan Museum of Art (Nova York) and second in 2015 at Victoria and Albert Museum (London). The catalogs of both exhibitions will be important sources of analysis, because they are records of the event, as well as texts and studies by theorists, fashion scholars and curators who have deepened their research in fashion and topics that cross such as art, museum, exhibitions, expography and others.
A presente pesquisa propõe analisar o vestido da performance final do desfile No.13 (primavera/verão 1999) do estilista britânico Alexander McQueen nas exposições Alexander McQueen: Savage Beauty no Metropolitan Museum of Art e Victoria and Albert Museum e a partir dele refletir como a expografia pode interferir na experiência estética do visitante diante do objeto. Para isso, apresentaremos o vestido a partir do desfile e posteriormente inserido no núcleo “Gabinete de Curiosidades” da exposição Savage Beauty em dois momentos: a primeira vez em 2011 no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque e a segunda em 2015 no Victoria and Albert Museum de Londres. Os catálogos de ambas exposições serão fontes importantes de análise, pois são registros do evento, assim como textos e estudos de teóricos, estudiosos da moda e curadores que têm aprofundado suas pesquisas em moda e assuntos que atravessam como arte, museu, exposições, expografia dentre outros.
Descrição
Citação