Habitar um mundo de imagens: reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen Bavcar

Data
2019-05-08
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This research aims to explore and problematize the political and multisensorial dimensions of the photographic image through the case study of the photographs and texts of blind photographer and philosopher Evgen Bavcar. Based on the considerations made by Bruno Latour (2008) and Jaques Rancière (2017), I propose to think of photography as a machine of affections (that is, as a way of producing and engendering differences in the world that produces both a sensory environment and a sensitive medium based on collective assemblages that involve both human and non-human actors, in a process that produces simultaneously: bodies, desires, affections and policies) able to transit between different regimes of visibility.
Esta pesquisa almeja explorar e problematizar as dimensões políticas e multissensoriais da imagem fotográfica por meio do estudo de caso das fotografias e textos do fotógrafo e filósofo cego Evgen Bavcar. Partindo das considerações feitas por Bruno Latour (2008) e Jaques Rancière (2017) proponho pensar a fotografia como uma máquina de afetos, isto é: como uma forma de produzir e engendrar diferenças no mundo, que produz ao mesmo tempo um meio sensorial e um meio sensível a partir de agenciamentos coletivos que envolvem tanto atores humanos como não humanos. Em um processo que produz simultaneamente: corpos, desejos, afetos e políticas capazes de transitar entre diferentes regimes de visibilidade.
Descrição
Citação
Pré-visualização PDF(s)