Resistências afro-brasileiras no ensino de História: a sala de aula e as letras de Rap

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Data
2019-02-25
Autores
Pereira, Grazielly Alves [UNIFESP]
Orientadores
Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
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Resumo
The research analyzes the relation between the RAP lyrics and teaching of History. The goal is to investigate how RAP lyrics genre can or should be considered pedagogical tools to the classroom, contributing to an ecology of knowledge of Mr. Boaventura´s de Souza Santos parameters. It is intended to present that, in addition to the condition of didactic tools for the production of historical knowledge in the classroom, the Rap lyrics are also important sources to reflect about the teaching of history, school culture and youth culture. It is assumed that rappers are historical people that exchange knowledge with the periphery youth and therefore, build interpretations of historical facts from specific points of view: black skinned and peripheral youth, resignifying their way of speech and creating singular readings of the past. For this, we are going to analyze four lyrics from the Rap Group “Face da Morte”, the group is from Hortolândia, countryside of São Paulo. The group began in 1995, and since then they have produced several works of critical nature and social reflection, typical of the Hip Hop universe, in special Rap music. The lyrics in question belong to the album MPB (Manifesto Popular Brasileiro), released in 2001, and the creation uses month name´s and historical facts that happened in them. This lyrics were analyzed and rewritten by students of the eighth grade of EMEF Dirce Genésio dos Santos, located in Jardim Iguatemi, in the eastern zone of São Paulo.
A pesquisa analisa a relação de letras de Rap e ensino de História. O propósito é o de investigar como as letras desse gênero podem ou devem ser consideradas meios e instrumentos pedagógicos para a sala de aula, contribuindo para uma ecologia dos saberes nos parâmetros de Boaventura de Souza Santos. Procura-se apresentar que, além da condição de ferramentas didáticas para a produção do conhecimento histórico em sala de aula, as letras de Rap constituem também em importantes fontes para a reflexão sobre o ensino de história, cultura escolar e cultura juvenil. Parte-se do pressuposto de que rappers são sujeitos históricos que intercambiam saberes com a juventude periférica e que, portanto, constroem leituras de fatos históricos a partir de pontos específicos: juventude negra e periférica, ressignificando seus lugares de fala e configurando singulares leituras sobre o passado. Para tanto, analisaremos quatro letras do grupo de Rap Face da Morte, originário de Hortolândia, interior de São Paulo. O grupo se formou em 1995, e desde então produziram diversos trabalhos de cunho crítico e reflexão social, típicos do universo HIP HOP, especialmente do Rap. As letras em questão pertencem ao álbum MPB (Manifesto Popular Brasileiro), lançado em 2001, e são nomeadas pelos meses do ano e fatos históricos que ocorreram nos mesmos. As letras analisadas foram aplicadas e reescritas pelos/as alunos/as do oitavo ano da EMEF Dirce Genésio dos Santos, localizada no Jardim Iguatemi, zona leste de São Paulo.
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