Imagens insurgentes, mulheres e negros no acervo fotográfico de Gilda e Antonio Candido de Mello e Souza

Imagem de Miniatura
Data
2019-05-30
Autores
Moraes, Laura Escorel De [UNIFESP]
Orientadores
Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
An investigation of photography in personal collections, notably researching a collection put together by Gilda and Antonio Candido de Mello e Souza in the course of their personal trajectories. Although the collection contains about 5000 images, produced over a 170-year span of time , the dissertation prioritizes a subset produced between the mid-nineteenth century and the early decades of the twentieth century, covering little-known or rarely published images. This also allowed us to proceed to the analysis of the transformations and continuities within Brazilian society. Initially, the owners of the collection are presented, followed by the techniques found in the collection - such as daquerreotype, cyanotype and planotype, with next the photographers who created the images and the places where the photographs were stored by the couple. Subsequently the (under) representation, in the collection, of women and black people, is analyzed, both in quantitative and qualitative terms. Throughout the dissertation, attention is paid to the materiality of the images and emphasis is placed on the presence of vernacular photography. It is a transdisciplinary work that broaches visual anthropology, art history and cultural management, among other fields of knowledge.
Pesquisa sobre fotografia em acervos pessoais, notadamente em uma coleção formada por Gilda e Antonio Candido de Mello e Souza ao longo de suas trajetórias. Embora o acervo conte com cerca de 5000 imagens, produzidas em um intervalo de 170 anos, a dissertação prioriza um subconjunto produzido entre meados do século XIX e as primeiras décadas do século XX, que cobre imagens pouco conhecidas ou publicadas e permite também analisar transformações e continuidades da sociedade brasileira. Inicialmente, são apresentados os titulares da coleção, as técnicas presentes no acervo – como daquerreótipo, cianótipo e planotipia –, os fotógrafos autores das imagens e os locais de guarda em que as fotografias foram armazenadas pelo casal. Em seguida, é analisada mais detidamente a (sub)representação de mulheres e negros no acervo, tanto em termos quantitativos, como qualitativos. Ao longo da dissertação, dá-se atenção à materialidade das imagens e enfatiza-se a fotografia vernacular. Trata-se de um trabalho transdisciplinar, que transita pela antropologia visual, pela história da arte e pela gestão cultural, entre outras áreas do conhecimento.
Descrição
Citação