A alma e o cosmos: o “todo em tudo” (ὅλος πανταχοῦ) na cosmologia plotiniana

Imagem de Miniatura
Data
2019-07-30
Autores
Gomes, Rafael Vieira [UNIFESP]
Orientadores
Tranjan, Tiago [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The Plotinian Cosmology encloses two fundamental theses we aim to comprehend and present, namely: 1) the cosmos is an alive and wise oneness, the stoic and platonic inspirated ―total animal‖ (πάντα δὲ ζῴου) in which every ―being‖ is integrated and in sympathy with the wholeness; and 2) that wholeness is entirely and absolutely present in every single particle of the sensible universe, without any fragmentation or separeteness. This second thesis more properly Plotinian which we call ―all in all‖ (ὅλος πανταχοῦ) embraces the main focal point of our research, even though the last encompasses and is directly associated with the first. But in spite of that as we‘ll see the subject of omnipresence of the totality into the sensible depends on the burgeoning of its psychology and his theory of the ―Cosmos Soul‖ as well as the relation the Soul stabilishes with matter in its conformity to the sensible. In view of the platonism aporia especially from Aristotle‘s critics on elucidating the means of the union between the Soul and the matter, Plotinus elaborates a potent review of the ―participation doctrine‖ as a possible reply to the Aristotelian critics on the Platonic ―dualism‖. In Plotinus, the duality (form and matter; sensible and intellegible; soul and body) integrates itself into an undivisive and omnipresent unity without whatsoever missing the presentation of distinct ―levels‖ with specific characteristics and properties. Our purpose is finding and leading the argumentative ―path‖ in the Enneads, in which Plotinus tries to demonstrate and expose these theses from their foundation. Starting from the critics to the materialism and the assembly of his concept of Soul on his debates with the main traditional Greek schools; through the relationship between the Soul and matter and thus the sensible connection with all reality hypostatic ―levels‖; up to the consequences for the cosmos and individual souls (human beings) of unity and omnipresence of the totality into the sensible.
A cosmologia plotiniana encerra duas teses fundamentais que almejamos compreender e apresentar; a saber: 1) que o cosmos é uma única totalidade viva e sábia, o ―animal total‖ (πάντα δὲ ζῴου) dos estoicos e de inspiração platônica, na qual cada ―ente‖ está integrado e em simpatia com o todo; e 2) que essa totalidade está inteira e absolutamente presente em cada ínfima partícula do universo sensível, sem rupturas e sem separações. Essa segunda tese, mais propriamente plotiniana, a qual chamamos de ―o todo em tudo‖ (ὅλος πανταχοῦ), encerra o principal ponto de interesse de nosso estudo, ainda que ela englobe e esteja diretamente relacionada à primeira. Não obstante, como veremos, o tema da onipresença da totalidade no sensível depende, por sua vez, do desenvolvimento de sua psicologia e de sua teoria da ―Alma do cosmos‖, e da relação que a Alma estabelece com a matéria em sua conformação do sensível. Tendo em vista a aporia do platonismo, sobretudo, a partir da crítica de Aristóteles, em elucidar o modo como se dá a união da Alma com a matéria, Plotino formula uma potente releitura da ―doutrina da participação‖, como uma possível resposta à crítica aristotélica com relação ao ―dualismo‖ platônico. Em Plotino, a dualidade (forma e matéria; sensível e inteligível; alma e corpo) se integra em uma unidade indivisa e onipresente, sem, contudo, deixar de apresentar distintos ―níveis‖ com características e propriedades específicas. O nosso propósito é encontrar e percorrer o ―caminho‖ argumentativo nas Enéadas, no qual Plotino procura demonstrar e expor essas teses, desde seus fundamentos. A começar pela crítica ao materialismo e à construção de seu conceito de Alma, em seu debate com as principais escolas da tradição grega; passando pela relação da Alma com a matéria e, portanto, da relação do sensível com todos os ―níveis‖ hipostáticos da realidade; até as consequências para o cosmos e para as almas particulares (seres humanos) da unidade e da onipresença da totalidade no sensível.
Descrição
Citação
Coleções