Corpo, sensível e natureza na última ontologia de Merleau Ponty

Data
2019-04-05
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
In The visible and the invisible, posthumous work from Merleau-Ponty, for which the preproject was titled The Origin of Truth, is proposed to be a radical exam of our presence on the world. Under the perspective of the visible and invisible, Merleau-Ponty had intended to investigate a certain reversibility of the one who sees and of what is seen, covering, therefore, an original scenery: the expression wherever it is. We start from the hypothesis that the revision of the ideas of sensitive and nature, since The Structure of Behavior (1942) and Phenomenology of Perception (1945), had build one of the starting points to the refinement of that project. In this scope, the aim of this research is to present an investigation about the origins and consolidation of the ontological rehabilitation of the sensible, carried out by the author in the 50’s, and that could be illustrated by the passage of the conception of incarnated subject in the world to the idea of world-being or flesh. Our intent is to trace the steps that conducted Merleau-Ponty to the moment of generality of sensible in itself. Likewise, we seek to make evident that Merleau-Ponty’s project since the 40’s until the elaboration of The Visible and the Invisible (posthumously published in 1964) do not separate the tasks of phenomenology as philosophy from that of the ontology. As he himself wrote in The Philosopher and his Shadow, the ultimate purpose of phenomenology as philosophy of conscience is to comprehend its relation with the non-phenomenology. Thus, it is intended to show that there are no ruptures in theoretical evolution of the philosopher and also, consequently, that his reformulations can be understood as the inner unfolding of his theory culminating in something that we call the last ontology.
Em O Visível e o Invisível, obra póstuma de Merleau-Ponty, cujo pré-projeto se intitulava A Origem da Verdade, propõe-se um exame radical de nossa presença no mundo. Sob a perspectiva das noções de visível e invisível, Merleau-Ponty pretendia apurar certa reversibilidade daquele que vê e daquilo que é visto, abarcando, assim, um cenário original: a expressão onde quer que ela esteja. Partimos aqui da hipótese de que a revisão das ideias de sensível e de natureza, desde A Estrutura do comportamento (1942) e da Fenomenologia da Percepção (1945), formou um dos pontos de partida para o refinamento daquele projeto. Nesse âmbito, o objetivo desta pesquisa é apresentar uma investigação sobre a origem e a consolidação da reabilitação ontológica do sensível, levada a cabo pelo autor nos anos de 1950, e que pode ser ilustrada pela passagem da concepção de sujeito encarnado no mundo para a ideia de ser-mundo ou carne. Nosso intento se dá em traçar os passos que conduziram Merleau-Ponty até o momento da generalidade do sensível em si. Igualmente, pretende-se evidenciar que o projeto de Merleau-Ponty desde os anos de 1940 até a elaboração de O Visível e o Invisível (publicado postumamente em 1964) não separa as tarefas da fenomenologia como filosofia daquela da ontologia. Como ele mesmo escreve em O Filósofo e sua Sombra, o propósito último da fenomenologia como filosofia da consciência é compreender sua relação com a não-fenomenologia. Assim, pretende-se mostrar tanto que não há rupturas na evolução teórica do filósofo quanto, consequentemente, que suas reformulações podem ser entendidas como desdobramento interno de sua teoria culminando naquilo que chamamos de última ontologia.
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