Adornando as bestas: a figuração de animais em rituais de sacrifício na cerâmica ática do século V a.C.

Data
2020-10-12
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
"Este trabalho tem como objetivo entender o ritual de sacrifício animal na perspectiva dos artesãos que produziam cerâmica ática no século V a.C., por meio da forma como eles figuravam animais. Sabendo que a bibliografia separa as cenas de figurações cerâmicas do ritual em três fases distintas, (""pré-sacrifício"", ""sacrifício"" e ""pós-sacrifício""), tem-se como foco a fase de ""pré-sacrifício"", em que estão figurados animais vivos em contexto ritual. O que motiva esta pesquisa é o fato de que a bibliografia não é consistente quanto à escolha de animais, assim como a forma que estes eram figurados pelos artesãos da região da Ática. Nesse sentido, foram feitas análises dos animais escolhidos pelos artesãos com relação a como eram figurados e como interagiam com os demais elementos figurados nas cenas por esses artesãos, para entendermos, por fim, essa perspectiva relacionada a esse tipo de culto. Entendeu-se, desta forma, que a escolha dos animais varia de acordo com o propósito e objetivo do artesão (ou oficina) e, cada animal, pode simbolizar um aspecto do culto de fato o qual são mais predominantes: bovinos em contexto público, ovinos em contexto privado, caprinos e suínos em contextos com aspectos mais profundos e específicos do culto. A forma de figuração do animal pode ser definida de acordo com o formato do vaso, composição da cena e número de elementos figurados. Por fim, foi identificada outros tipos de interação entre o animal e demais elementos nas cenas, mas o que predomina são os sinais de restrição: segurando pelo chifre, pelo pescoço, pela pata ou simplesmente uma corda no pescoço. "
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