Dança e Revolução: a escola cubana de ballet

Data
2020-10-19
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
"O trabalho proposto pretende abordar a representação de uma identidade cubana através da arte, mais especificamente, através da criação do método cubano de ballet clássico, a partir de uma mescla de técnicas de ballet clássico já consagradas e a inserção de movimentos e estética que, a partir de pesquisas de seus criadores, poderiam ser identificados como “cubanidades”. Para o estudo da construção de uma identidade que visa a valoração de um povo composto por origens africanas e europeias, parte da problemática de que tal inovação técnica surge para incorporar outros tipos de corpos que não o europeu dentro de determinada estética, seja por sua composição genética, seja por elementos estéticos conceituais e processos históricos singulares aos cubanos. O debate transita em torno da criação da técnica cubana de ballet clássico e sua prática entre as décadas de 1960 e 1980 em apresentações e sala de aula. Serão analisados o guia para o ensino do método, trechos de aulas de Alicia Alonso e um trecho do ballet Giselle, onde a adaptação cubana possui relevância mundial."
Descrição
Citação
Coleções
Pré-visualização PDF(s)