Revisão Integrativa: Mindfulness e a Procrastinação
Arquivos
Data
2020
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Procrastination has become increasingly prevalent in different contexts of society. About 80 to 95% of students consider themselves procrastinators and would like to reduce their behavior somehow. Procrastination is characterized as postponing action and/or decision even though someone can do so. Studies indicate that the act of procrastinating is related to insufficient or inadequate self-regulation. In the last decades, Mindfulness has been frequently indicated as a strategy to develop more attentional and emotional self-regulation. Mindfulness refers to qualities of attention and awareness that can be cultivated and trained by meditation. Thus, the objective of this study was, through an integrative review, to evaluate if Mindfulness brings benefits to a procrastinator profile and what the effects would be. A literature search was conducted at the Medline/PubMed database, between February and April 2019. 8 articles were selected, and the main results pointed out that procrastination is not a purely motivational problem, but it is an inadequacy or insufficiency of attentional and emotional self-regulation. Research also points out that high levels of postponement are related to intrusive thinking and impulsivity. In this way, Mindfulness-Based Interventions promote improvements in attentional and emotional regulation, allowing the subject to make more assertive decisions as well as reduce impulsive behavior. Thus, the conclusion is that Mindfulness can reduce procrastination since it develops aspects such as non-reactivity and acting consciously in the present moment. However, due to the scarcity of studies, more research is needed for an expansion of this topic, as well as consolidated scientific evidence of these effects, especially testing complete Mindfulness programs.
A procrastinação vem se tornando cada vez mais prevalente nos diferentes contextos da sociedade. Cerca de 80 a 95% dos estudantes consideram-se procrastinadores e gostariam de reduzir o comportamento de alguma forma. A procrastinação é caracterizada pelo adiamento de uma ação e/ou decisão mesmo tendo condições de fazê-la. Estudos indicam que o ato de procrastinar está relacionado a uma auto-regulação insuficiente ou inadequada. Nas últimas décadas Mindfulness vem sendo frequentemente indicado como uma estratégia para desenvolver uma auto-regulação atencional e emocional mais funcional. Mindfulness diz respeito a qualidades particulares de atenção e consciência que podem ser cultivadas e treinadas a partir da meditação. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender se Mindfulness traz benefícios ao perfil procrastinador e quais seriam os efeitos envolvidos, por meio de uma revisão integrativa. A pesquisa da literatura foi realizada através da base de dados Medline/PubMed, entre fevereiro e abril de 2019. Foram selecionados 8 artigos e os principais resultados apontaram que a procrastinação não é um problema puramente motivacional, mas de uma inadequação ou insuficiência da auto-regulação atencional e emocional. As pesquisas também apontam que os níveis elevados de adiamento estão relacionados ao pensamento intrusivo e a impulsividade. Deste modo, as intervenções baseadas em Mindfulness promovem uma melhora na regulação atencional e emocional, permitindo que o sujeito tome decisões mais assertivas e reduza o comportamento impulsivo. Assim, pode-se concluir que Mindfulness reduz a procrastinação pois desenvolve aspectos como a não reatividade e o agir com consciência no momento presente. Contudo, devido à escassez de estudos, mais pesquisas são fundamentais para que haja uma ampliação do tema, bem como evidências científicas consolidadas desses efeitos, especialmente testando programas completos de Mindfulness.
A procrastinação vem se tornando cada vez mais prevalente nos diferentes contextos da sociedade. Cerca de 80 a 95% dos estudantes consideram-se procrastinadores e gostariam de reduzir o comportamento de alguma forma. A procrastinação é caracterizada pelo adiamento de uma ação e/ou decisão mesmo tendo condições de fazê-la. Estudos indicam que o ato de procrastinar está relacionado a uma auto-regulação insuficiente ou inadequada. Nas últimas décadas Mindfulness vem sendo frequentemente indicado como uma estratégia para desenvolver uma auto-regulação atencional e emocional mais funcional. Mindfulness diz respeito a qualidades particulares de atenção e consciência que podem ser cultivadas e treinadas a partir da meditação. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender se Mindfulness traz benefícios ao perfil procrastinador e quais seriam os efeitos envolvidos, por meio de uma revisão integrativa. A pesquisa da literatura foi realizada através da base de dados Medline/PubMed, entre fevereiro e abril de 2019. Foram selecionados 8 artigos e os principais resultados apontaram que a procrastinação não é um problema puramente motivacional, mas de uma inadequação ou insuficiência da auto-regulação atencional e emocional. As pesquisas também apontam que os níveis elevados de adiamento estão relacionados ao pensamento intrusivo e a impulsividade. Deste modo, as intervenções baseadas em Mindfulness promovem uma melhora na regulação atencional e emocional, permitindo que o sujeito tome decisões mais assertivas e reduza o comportamento impulsivo. Assim, pode-se concluir que Mindfulness reduz a procrastinação pois desenvolve aspectos como a não reatividade e o agir com consciência no momento presente. Contudo, devido à escassez de estudos, mais pesquisas são fundamentais para que haja uma ampliação do tema, bem como evidências científicas consolidadas desses efeitos, especialmente testando programas completos de Mindfulness.
Descrição
Citação
OLIVEIRA BOCKHORNY, Marta. Revisão Integrativa: Mindfulness e a Procrastinação. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Mindfulness) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2020.