Impacto do JetLag Social na cognição, humor e qualidade de vida

Impacto do JetLag Social na cognição, humor e qualidade de vida

Alternative title Impact of Social JetLag on cognition, mood and health quality
Author Alves, Stephanie Witzel Esteves Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Antunes, Hanna Karen Moreira Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Psicobiologia
Abstract O JetLag Social (JLS) é um estado crônico de desalinhamento entre o relógio biológico e social, que pode ser medido pela discrepância no tempo de sono nos dias de trabalho e dias livres, e que ocorre devido a inúmeros fatores, entre eles, fatores socioculturais, compromissos profissionais e acadêmicos. Apesar dos diversos impactos metabólicos que vem sendo apresentados pela literatura, o JLS ainda é pouco compreendido em relação aos seus possíveis prejuízos cognitivos, de humor e de qualidade de vida. Diante disso, a presente pesquisa teve o intuito de analisar as associações entre JLS, perfil de sono, humor, qualidade de vida e funções cognitivas em adultos com rotina de trabalho/estudo convencional. Em um estudo transversal comparativo, 76 voluntários de ambos os sexos e com idades entre 18-55 anos, foram distribuídos em dois grupos experimentais, sendo Grupo com JLS >1h (n=37) e Grupo Controle (n=39). Foram aplicados questionários visando analisar o perfil de sono, de qualidade de vida e de humor dos voluntários, bem como foi realizada uma bateria neuropsicológica que envolvia funções cognitivas específicas, tais como atenção, memória e funções executivas. Os resultados encontrados indicam maiores escores de ansiedade, menor qualidade de sono, maior latência de sono, bem como alterações cognitivas específicas envolvendo atenção dividida e planejamento de tarefas, uma habilidade das funções executivas no grupo com JLS. Não foram encontradas alterações em relação a qualidade de vida dos sujeitos avaliados. Pode-se então concluir que o desalinhamento do ciclo sono-vigília, especificamente envolvido no JLS, está associado com alterações na qualidade do sono, no humor e na cognição de adultos.
Keywords Cognition
Sleep
Executive function
Jet Lag syndrome
Quality of life
Cognição
Sono
Função executiva
Síndrome do Jet Lag
Qualidade de vida
Language Portuguese
Sponsor Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP)
Grant number FAPESP: 2018/05811-0
Date 2020-04-30
Published in ALVES, Stephanie Witzel Esteves. Impacto do JetLag Social na cognição, humor e qualidade de vida. 2020. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo.
Research area Atividade Física, Exercício Físico e os Aspectos Psicobiológicos
Knowledge area Neurobiologia da Emoção, Cognição e Motivação
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 86 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9106400
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58765

Show full item record




File

Name: 2020 ALVES, STEPHANIE WITZEL ESTEVES.Mestrado.pdf
Size: 9.447Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account