Atividades de estimulação do desenvolvimento na educação infantil: estudo sobre indicadores de viabilidade na perspectiva de professores
Data
2019-02-28
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
Currently, studies seek to implement interventions, programs, policies or products aimed at early childhood care, based on scientific evidence. The present study was developed in the context of a broader study oriented to the development of a program of stimulation of cognitive and social emotional development associated with pedagogical practice, based on the model of early intervention, Pre-K RTI (Preschool Response to Intervention). The objective was to analyze feasibility and applicability indicators of a program support material with activities to stimulate child development for early childhood education, compiled in four booklets, in two phases. In the first phase, the suitability of the activities was analyzed from a sample of 12 nursery school teachers and four judges specializing in developmental neuropsychology, through forms. The data were analyzed qualitatively and the analysis resulted in the reformulation of the booklets, generating a final version. In the second phase, a pilot study on feasibility and applicability indicators was carried out from the perspective of eight pre-school teachers. A socio-demographic questionnaire was used, with questions about the knowledge of the themes of the booklets, and a registration form for the use of the activities. The data were analyzed qualitatively based on four viability criteria according to the international literature: acceptability, demand, implementation and practicality. There was a relative low adherence of teachers to the use of daily activities, and most of the activities used were related to motor and language development. These observations indicate the need to expand research in order to promote the implementation of activities to stimulate child development based on indicators of feasibility and applicability
Atualmente, estudos buscam implementar intervenções, programas, políticas ou produtos voltados para o atendimento à primeira infância, baseando-se em evidências cientificas. O presente estudo foi desenvolvido no contexto de estudo mais amplo orientado para o desenvolvimento de um programa de estimulação do desenvolvimento cognitivo e sócio emocional associado à prática pedagógica, baseado no modelo de intervenção precoce, o PreK RTI (Preschool Response to Intervention). O objetivo foi analisar indicadores de viabilidade e aplicabilidade de um material de apoio ao programa com atividades de estimulação do desenvolvimento infantil para a educação infantil, compiladas em quatro livretos, em duas fases. Na primeira fase foi analisada a adequação das atividades na perspectiva de uma amostra de 12 professores de educação infantil e de quatro juízes especialistas em neuropsicologia do desenvolvimento, por meio de formulários. Os dados foram analisados qualitativamente e a análise resultou na reformulação dos livretos, gerando uma versão final. Na segunda fase realizou-se estudo-piloto sobre indicadores de viabilidade e aplicabilidade na perspectiva de oito professores da educação infantil. Utilizou-se um questionário sócio demográfico, com questões sobre o conhecimento dos temas dos livretos, e um formulário de registro do uso das atividades. Os dados foram analisados qualitativamente com base em quatro critérios de viabilidade conforme a literatura internacional: aceitabilidade, demanda, implementação e praticidade. Verificou-se uma relativa pouca adesão dos professores ao uso das atividades no cotidiano e a maioria das atividades utilizadas foi concernente ao desenvolvimento motor e da linguagem. Tais observações indicam a necessidade de ampliar a investigação de forma a favorecer a implementação das atividades de estimulação do desenvolvimento infantil a partir dos indicadores de viabilidade e aplicabilidade.
Atualmente, estudos buscam implementar intervenções, programas, políticas ou produtos voltados para o atendimento à primeira infância, baseando-se em evidências cientificas. O presente estudo foi desenvolvido no contexto de estudo mais amplo orientado para o desenvolvimento de um programa de estimulação do desenvolvimento cognitivo e sócio emocional associado à prática pedagógica, baseado no modelo de intervenção precoce, o PreK RTI (Preschool Response to Intervention). O objetivo foi analisar indicadores de viabilidade e aplicabilidade de um material de apoio ao programa com atividades de estimulação do desenvolvimento infantil para a educação infantil, compiladas em quatro livretos, em duas fases. Na primeira fase foi analisada a adequação das atividades na perspectiva de uma amostra de 12 professores de educação infantil e de quatro juízes especialistas em neuropsicologia do desenvolvimento, por meio de formulários. Os dados foram analisados qualitativamente e a análise resultou na reformulação dos livretos, gerando uma versão final. Na segunda fase realizou-se estudo-piloto sobre indicadores de viabilidade e aplicabilidade na perspectiva de oito professores da educação infantil. Utilizou-se um questionário sócio demográfico, com questões sobre o conhecimento dos temas dos livretos, e um formulário de registro do uso das atividades. Os dados foram analisados qualitativamente com base em quatro critérios de viabilidade conforme a literatura internacional: aceitabilidade, demanda, implementação e praticidade. Verificou-se uma relativa pouca adesão dos professores ao uso das atividades no cotidiano e a maioria das atividades utilizadas foi concernente ao desenvolvimento motor e da linguagem. Tais observações indicam a necessidade de ampliar a investigação de forma a favorecer a implementação das atividades de estimulação do desenvolvimento infantil a partir dos indicadores de viabilidade e aplicabilidade.
Descrição
Citação
SOUSA, André Luiz de. Atividades de estimulação do desenvolvimento na educação infantil: estudo sobre indicadores de viabilidade na perspectiva de professores. 2019. 59 f. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo.