Atividades de estimulação do desenvolvimento na educação infantil: estudo sobre indicadores de viabilidade na perspectiva de professores

Atividades de estimulação do desenvolvimento na educação infantil: estudo sobre indicadores de viabilidade na perspectiva de professores

Author Sousa, André Luiz de Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Miranda, Mônica Carolina Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Psicobiologia
Abstract Currently, studies seek to implement interventions, programs, policies or products aimed at early childhood care, based on scientific evidence. The present study was developed in the context of a broader study oriented to the development of a program of stimulation of cognitive and social emotional development associated with pedagogical practice, based on the model of early intervention, Pre-K RTI (Preschool Response to Intervention). The objective was to analyze feasibility and applicability indicators of a program support material with activities to stimulate child development for early childhood education, compiled in four booklets, in two phases. In the first phase, the suitability of the activities was analyzed from a sample of 12 nursery school teachers and four judges specializing in developmental neuropsychology, through forms. The data were analyzed qualitatively and the analysis resulted in the reformulation of the booklets, generating a final version. In the second phase, a pilot study on feasibility and applicability indicators was carried out from the perspective of eight pre-school teachers. A socio-demographic questionnaire was used, with questions about the knowledge of the themes of the booklets, and a registration form for the use of the activities. The data were analyzed qualitatively based on four viability criteria according to the international literature: acceptability, demand, implementation and practicality. There was a relative low adherence of teachers to the use of daily activities, and most of the activities used were related to motor and language development. These observations indicate the need to expand research in order to promote the implementation of activities to stimulate child development based on indicators of feasibility and applicability

Atualmente, estudos buscam implementar intervenções, programas, políticas ou produtos voltados para o atendimento à primeira infância, baseando-se em evidências cientificas. O presente estudo foi desenvolvido no contexto de estudo mais amplo orientado para o desenvolvimento de um programa de estimulação do desenvolvimento cognitivo e sócio emocional associado à prática pedagógica, baseado no modelo de intervenção precoce, o PreK RTI (Preschool Response to Intervention). O objetivo foi analisar indicadores de viabilidade e aplicabilidade de um material de apoio ao programa com atividades de estimulação do desenvolvimento infantil para a educação infantil, compiladas em quatro livretos, em duas fases. Na primeira fase foi analisada a adequação das atividades na perspectiva de uma amostra de 12 professores de educação infantil e de quatro juízes especialistas em neuropsicologia do desenvolvimento, por meio de formulários. Os dados foram analisados qualitativamente e a análise resultou na reformulação dos livretos, gerando uma versão final. Na segunda fase realizou-se estudo-piloto sobre indicadores de viabilidade e aplicabilidade na perspectiva de oito professores da educação infantil. Utilizou-se um questionário sócio demográfico, com questões sobre o conhecimento dos temas dos livretos, e um formulário de registro do uso das atividades. Os dados foram analisados qualitativamente com base em quatro critérios de viabilidade conforme a literatura internacional: aceitabilidade, demanda, implementação e praticidade. Verificou-se uma relativa pouca adesão dos professores ao uso das atividades no cotidiano e a maioria das atividades utilizadas foi concernente ao desenvolvimento motor e da linguagem. Tais observações indicam a necessidade de ampliar a investigação de forma a favorecer a implementação das atividades de estimulação do desenvolvimento infantil a partir dos indicadores de viabilidade e aplicabilidade.
Keywords Early childhood education
Development
Neurosciences of education
Pre-K RTI
Early intervention
Educação infantil
Desenvolvimento
Neurociências da educação
Pre-K RTI
Intervenção precoce
Language Portuguese
Sponsor Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP)
Date 2019-02-28
Published in SOUSA, André Luiz de. Atividades de estimulação do desenvolvimento na educação infantil: estudo sobre indicadores de viabilidade na perspectiva de professores. 2019. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo.
Research area Cognição
Knowledge area Neurobiologia da Emoção, Cognição e Motivação
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 59 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7638357
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58736

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Name: 2019 SOUSA, ANDRÉ LUIZ DE.Mestrado.pdf
Size: 1.033Mb
Format: PDF
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