Implementação da estratégia NUTRISUS: a experiência de quem fez

View/ Open
Date
2017-04-10Author
Oliveira, Gabriele Caldas de [UNIFESP]
Advisor
Bandoni, Daniel Henrique [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAbstract
Entre as causas de anemia em mulheres e crianças no mundo,
aproximadamente 50% e 42% respectivamente estão relacionadas à deficiência de
ferro, podendo variar de acordo com a região. Crianças entre os 6-24 meses passam
a necessitar de fontes de ferro adicionais advindas da alimentação para suprir a
demanda devido ao intenso crescimento nessa faixa etária. Quando há consumo
insuficiente de alimentos-fonte de ferro e/ou de baixa biodisponibilidade aumenta o
risco para a ocorrência de anemia por deficiência de ferro. As intervenções com
micronutrientes em pó (MNP) trazem uma alternativa para a adição de ferro e outros
micronutrientes na nutrição infantil permitindo a fortificação de qualquer alimento
semissólido em diversos locais. A partir de 2014 o Programa Saúde na Escola (PSE)
incorpora a Estratégia NutriSUS: fortificação da alimentação infantil com
micronutrientes (vitaminas e minerais) em pó como uma de suas ações e passa a
ser implementada em Unidades de Educação Infantil (UEI) do Brasil para crianças
na faixa etária de 6 a 48 meses. Em políticas públicas, a avaliação da etapa de
implementação é uma importante ferramenta que permite transformação e
aprendizado da política e stakeholders de modo a trazer benefícios para a
sociedade. O presente estudo tem como objetivo avaliar a experiência de
implementação da Estratégia NutriSUS: fortificação da alimentação infantil com
micronutrientes (vitaminas e minerais) em pó nas Unidades de Educação Infantil da
Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). Trata-se de um estudo
transversal realizado nos municípios que implementaram a Estratégia NutriSUS no
ano de 2015 na RMBS. A amostra do estudo foi constituída por 23 UEI de dois
municípios da região. Os instrumentos para a coleta de dados foram quatro
questionários direcionados para os responsáveis pela Estratégia na Secretaria de
Educação e de Saúde de cada município e para os gestores de unidade e
funcionários responsáveis pela administração do sachê de cada UEI. Também foram
produzidos diários de campo após cada entrevista realizada. A análise dos dados
qualitativos foi feita por meio da análise de conteúdo temática e dos dados
quantitativos por meio da frequência para descrever a amostra e as respostas das
questões fechadas. Com a avaliação foi possível identificar que a implementação da
Estratégia NutriSUS na RMBS foi considerada uma experiência negativa pelos
implementadores. Duas questões foram importantes influenciadoras das
considerações negativas quanto a essa experiência: a falta de intersetorialidade e a
comunicação malsucedida para a introdução da Estratégia. Não houve um trabalho
de sensibilização e comunicação efetivo para a introdução da Estratégia NutriSUS e
a intersetorialidade prevista na formulação da ação não foi efetuada em sua
implementação. Identificou-se compreensão das necessidades nutricionais
específicas da faixa etária do público alvo, porém mantinham-se dúvidas quanto à
fortificação com micronutrientes em pó. A avaliação dessa experiência de
implementação construiu hipóteses sobre a recepção e construção da Estratégia
NutriSUS pelos implementadores da RMBS e oferece ferramentas para o
desenvolvimento dessa política pública, além de servir como fundação para novas
avaliações. Among the causes of anemia in women and children in the world,
approximately 50% and 42% respectively are related to iron deficiency and may vary
depending on the region. Children between the 6-24 months need additional iron
sources coming from the food supply to meet the demand due to the intense growth
in this age range. When there are insufficient consumption of food source of iron
and/or low bioavailability increases the risk to the occurrence of iron deficiency
anemia. Interventions with micronutrient powder (MNP) bring an alternative to the
addition of iron and other micronutrients in infant nutrition allowing the fortification of
any semisolid food in various locations. From 2014 the Health in Schools Program
incorporates the NutriSUS Strategy: child food fortification with micronutrients
(vitamins and minerals) powder as one of its actions and it is implemented in
children's education units (CEU) of Brazil for kids in the age range from 6 to 48
months. In public policies, the evaluation of the Implementation step is an important
tool that allows transformation and learning of politics and Stakeholders bringing
benefits to society. The present study aims to evaluate the experience of
implementing the NutriSUS Strategy: child food fortification with micronutrients
(vitamins and minerals) powder in the children's education units of the Metropolitan
Region of the Baixada Santista (MRBS). This is a transversal study carried out in the
municipalities that implemented the NutriSUS Strategy in the year 2015 in MRBS.
The sample of the study was made up of 23 CEU from two municipalities in the
region. The instruments for the collection of data were four questionnaires directed to
those responsible for the strategy in the Department of Education and of Health of
each municipality and to the unit managers and officials responsible for the
administration of the sachet of each CEU. Field diaries were also produced after
each interview. The qualitative data analysis was carried out through the thematic
analysis of content and quantitative data by means of the frequency for describe the
sample and the answers of the closed questions. With the evaluation it was possible
to identify that the implementation of NutriSUS Strategy in MRBS was considered a
negative experience by the implementers. Two issues were important influencing the
negative considerations in this experience: the lack of intersectoriality and the
unsuccessful communication for the introduction of the strategy. There was no
effective awareness and communication work for the introduction of the NutriSUS
strategy and the intersectoriality provided in the formulation of the action was not
effected in its implementation. It was identified understanding of the needs of the
nutritional specific to the age range of the target audience, but there were doubts
about the fortification with powdered micronutrients. The assessment of this
implementation experience has built assumptions about the reception and
construction of the NutriSUS strategy by the implementers of MRBS and offers tools
for the development of this public policy, besides serving as foundation for new
evaluations.
Citation
OLIVEIRA, Gabriele Caldas de. Implementação da estratégia NUTRISUS: a experiência de quem fez. 2017.77 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2017.Keywords
Política de nutrição e alimentaçãoCreches
Anemia ferropriva
Avaliação de programas
Ferro
Nutrition and food policy
Child day care centers
Iron-deficiency anemia
Program evaluation
Iron