O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica

Data
2011-11-23
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
O brincar é a principal atividade no desempenho ocupacional da criança. É através do brincar que a criança percebe o mundo exterior e constrói o seu próprio mundo. Ela se desenvolve, aprende, se comunica por intermédio do brincar e isto se dá de uma maneira muito particular devido a sua cultura lúdica. Mesmo sendo muito utilizado no cotidiano da criança, o brincar não possui uma concepção tão clara. Baseado nisto este trabalho teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico, em revistas de Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo, (Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da USP) sobre os trabalhos publicados entre 2005 e 2010 que fazem referência ao brincar e à utilização de instrumentos que avaliam esta atividade. A busca foi realizada pelos sites das revistas, via assuntos, através dos termos: brincar, jogo(s), brincadeira(s), brinquedo(s), atividade(s) lúdica(s), cultura lúdica, e instrumento(s) de avaliação. Os vinte e dois manuscritos encontrados foram agrupados quanto ao ano, local de publicação, tipos de trabalho encontrados, áreas temáticas nas quais o brincar foi utilizado e sobre a finalidade do brincar apresentado nestas publicações (como um recurso terapêutico ou como um fim em si mesmo). Após análise percebeu-se que os artigos apresentam concepções que se complementam entre si. Não foi encontrado nenhum artigo que relata o uso de instrumentos de avaliação desta atividade na atuação do terapeuta ocupacional. Com base nos resultados foi realizada a finalização do trabalho, contribuindo para um retrato real do papel do brincar na prática do terapeuta ocupacional relatados nos periódicos utilizados.
Play is the main activity in the child's occupational performance. It is through play that child perceives the outside world and builds his or her own world. The child develops, learns, communicates through play and it takes a very particular way because of their playful culture. Although widely used in daily life of the child, the play does not have a clear conception. Based on that, this study aimed to conduct a literature review in the journal Occupational Therapy State of São Paulo, (Journal of Occupational Therapy and UFSCar Journal of Occupational Therapy, USP) on the papers published between 2005 and 2010 that reference the play and the use of instruments that assess this activity. The search was conducted by the journal's websites, via issues, through the terms: to play, game (s), fun, toy (s), playful activity (ies), playful culture and instrument(s) of evaluation. The twenty-two manuscripts were grouped according to year and place of publication, types of work found, thematic areas in which the play was used and the purpose of play presented in these publications (such as a therapeutic or as an end in itself). After analysis it was noticed that the articles present concepts that complement each other. We found no paper reporting the use of assessment tools in the performance of this activity of the occupational therapist. Based on the results was carried out finishing work, contributing to a real picture of the role of play in the practice of occupational therapist reported in the journals used
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Citação
DAMASCENO, Mariane Ferraz. O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica. 2011. 56 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.
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