O programa Bolsa Família e as condicionalidades na educação: impactos na vida dos adolescentes

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Data
2015-12-07
Autores
Oliveira, Rebeca Farias de [UNIFESP]
Orientadores
Rodrigues, Terezinha de Fatima [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir as condicionalidades do Programa Bolsa família, com foco na educação. O Programa Bolsa Família nasce em 2003, a partir da unificação de Programas de transferência de renda, como o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação. Posteriormente, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) também foi integrado ao Bolsa Família. O PBF é dirigido a famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que possuem uma renda mensal per capita de até R$ 140,005. O Programa possui condicionalidades nas áreas de educação e de saúde, tais como a frequência escolar, acompanhamento do cartão de vacinas. Buscamos conhecer a compreensão de adolescentes inseridos no Programa Bolsa Família sobre essa condicionalidade, suas concepções, relação com a família e escola diante de sua corresponsabilidade no Programa, uma vez que o descumprimento das condicionalidades, na maioria das vezes, é entendido como falta de responsabilidade das famílias. No percurso metodológico, ouvimos seis adolescentes, na faixa etária de 12 a 16 anos matriculados em Escolas públicas em Santos/SP. Verifica a compreensão destes adolescentes inseridos no Programa Bolsa Família sobre a condicionalidade relativa à educação, abre possibilidades de conhecer, a partir deste adolescente, sua concepção sobre o Programa, como entende em seu cotidiano o cumprimento de suas corresponsabilidades, e os vínculos estabelecidos com a Escola.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, Rebeca Farias de. O programa Bolsa Família e as condicionalidades na educação: impactos na vida dos adolescentes. 2015. 56 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2015.
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