O ensino de ciências/química no Estado de São Paulo: organização e normas – 1961/1982

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Data
2019
Autores
Prata, Mara Regina Gonçalves Walério [UNIFESP]
Orientadores
Meloni, Reginaldo Alberto [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Nesta pesquisa pretende-se analisar a legislação do estado de São Paulo no âmbito da educação secundária para o ensino de Ciências/Química tendo como foco as mudanças no currículo das disciplinas escolares, utilizando-se de uma análise documental, histórico-comparativa e bibliográfica em livros, jornais, revistas, sites e arquivos educacionais, coleções de leis e decretos, incluindo os aspectos jurídicos, modalidades e recursos educacionais. O objetivo é compreender como, do ponto de vista normativo, se deu o ensino de Ciências/Química entre a primeira LDB em 1961 e a sua atualização 1982 no ensino de Ciências/Química no estado de São Paulo, com o intuito de contribuir para futuros trabalhos sobre a história do ensino de Ciências/Química em São Paulo.
This research intends to analyze the legislation of the state of São Paulo in the context of secondary education for the teaching of science/chemistry focusing on the changes in the curriculum of school disciplines, using a documentary analysis, Historical-comparative and bibliographical in books, newspapers, magazines, educational sites and archives, collections of laws and decrees, including legal aspects, modalities and educational resources. The objective is to understand how, from a normative standpoint, the teaching of science/chemistry was given between the first LDB in 1961 and its update 1982 in the Teaching of science/chemistry in the state of São Paulo, in order to contribute to future work on the history of science/Chemistry teaching in São Paulo.
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