O ensino de ciências/química no Estado de São Paulo: organização e normas – 1961/1982
Date
2019Author
Prata, Mara Regina Gonçalves Walério [UNIFESP]
Advisor
Meloni, Reginaldo Alberto [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAbstract
Nesta pesquisa pretende-se analisar a legislação do estado de São Paulo no
âmbito da educação secundária para o ensino de Ciências/Química tendo como
foco as mudanças no currículo das disciplinas escolares, utilizando-se de uma
análise documental, histórico-comparativa e bibliográfica em livros, jornais,
revistas, sites e arquivos educacionais, coleções de leis e decretos, incluindo os
aspectos jurídicos, modalidades e recursos educacionais. O objetivo é
compreender como, do ponto de vista normativo, se deu o ensino de
Ciências/Química entre a primeira LDB em 1961 e a sua atualização 1982 no
ensino de Ciências/Química no estado de São Paulo, com o intuito de contribuir
para futuros trabalhos sobre a história do ensino de Ciências/Química em São
Paulo. This research intends to analyze the legislation of the state of São Paulo in the
context of secondary education for the teaching of science/chemistry focusing on
the changes in the curriculum of school disciplines, using a documentary
analysis, Historical-comparative and bibliographical in books, newspapers,
magazines, educational sites and archives, collections of laws and decrees,
including legal aspects, modalities and educational resources. The objective is to
understand how, from a normative standpoint, the teaching of science/chemistry
was given between the first LDB in 1961 and its update 1982 in the Teaching of
science/chemistry in the state of São Paulo, in order to contribute to future work
on the history of science/Chemistry teaching in São Paulo.
Keywords
Legislação educacionalEnsino de ciências
Ensino de química
Transformações curriculares
História da educação
Educational legislation
Science teaching
Chemistry teaching
Curricular transformations
History of education