Uma análise sobre a formação inicial de professores de ciências na Unifesp para o ensino de radiação por meio do uso de mapas conceituais e pirâmide informacional
Date
2019Author
Queiroz, Gabriela Carvalho [UNIFESP]
Advisor
Senise Junior, Carlos Roberto [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a formação inicial de professores de
Ciências pelo curso de Ciências – Licenciatura na Universidade Federal de São Paulo. Nosso
enfoque foi sobre a temática do ensino de radiação voltado ao Ensino Fundamental II. Este
curso está estruturado em oito semestres, dos quais quatro correspondem a um ciclo básico,
com disciplinas chamadas de Científicas Básicas e disciplinas de Humanidades. Os quatro
outros semestres são compostos por disciplinas específicas da habilitação escolhida, a saber:
Biologia, Física, Química e Matemática. Para isso, convidamos alunos a partir do 5º semestre,
pois, assim, havia maiores chances de que os sujeitos selecionados já tivessem concluído o
ciclo básico, tendo cursado disciplinas que abordassem a temática de enfoque deste trabalho.
Foi feito um questionário via formulário online para selecionar os candidatos. Setenta pessoas
de diferentes habilitações, graduandos e graduados, participaram desta etapa, dos quais doze
foram convidados a participar dos processos seguintes, sendo quatro de cada habilitação, dois
graduandos e dois graduados, excetuando-se a habilitação em Matemática, por falta de
candidatos. Estes doze selecionados responderam um questionário de caracterização de
formação básica e superior, e também desenvolveram, individualmente, um mapa conceitual
sobre radiação. Foram criados critérios de análise destes mapas, além da utilização de critérios
já estabelecidos na literatura. A partir disso, associamos essa análise à pirâmide informacional
de Machado (2008), composta por dados, informações, conhecimento e inteligência, bem
como à presença de conceitos relacionados às habilidades a serem desenvolvidas que são
indicadas pela BNCC. Com isso, observou-se que uma pessoa foi classificada no patamar dos
dados, oito pessoas no da informação e três no do conhecimento. This work was developed with the aim of analyze the initial formation of science teachers by
the bachelor degree in Science, in the Federal University of São Paulo. Our focus was on the
theme of radiation teaching focused on Elementary Education II. This course is structured in
eight semesters, in which four of them correspond to a basic cycle, with disciplines called
Basic Scientific and disciplines of the Humanities. The other four semesters are composed by
specific disciplines of the chosen qualification: Biology, Physics, Chemistry and Mathematics.
For this, we invited students started from the 5th semester, so, in this manner, there were more
chances that the chosen individuals have already finished the basic cycle, attending disciplines
that approach the theme focused in this work. A questionnaire was made via online form to
select the candidates. Seventy people, with different qualifications, graduating and graduated,
participated at this stage, and twelve of them were invited to participate at the next processes,
being four of each qualification, two graduating and two graduated, except for the
qualification in Mathematics, due to the lack of candidates. These twelve selected answered to
a characterization questionnaire of basic and superior formation, and also developed,
individually, a conceptual map about the subject of radiation. Criteria were created to analyze
these maps, besides the criteria already established in the literature. Starting from this, we
associated this analysis with informational pyramid, of Machado (2008) made by data,
information, knowledge and intelligence, as well as to the presence of concepts related to the
abilities to be developed, which are indicated by the BNCC. With these, we observed that one
person was classified in the level of data, eight in the level of information and three in the
level of knowledge.
Keywords
Formação inicial de professoresEnsino de radiação
Ensino de ciências
Mapa conceitual
Pirâmide informacional
Initial teacher training
Radiation teaching
Science teaching
Conceptual maps
Informational pyramid