Processo de modernização portuária em Santos e as implicações na saúde mental dos trabalhadores: estresse e uso abusivo de substâncias psicoativas

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011-12-06
Autores
Rossi, Cintia Cristina Silva [UNIFESP]
Orientadores
Tucci, Adriana Marcassa [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre trabalho e saúde mental entre os trabalhadores portuários avulsos de Santos, colocando em evidência o impacto causado na saúde mental dos trabalhadores portuários avulsos pela transformação portuária trazida a partir do processo de Modernização dos Portos. Em específico investigou-se a relação entre estresse e a atual organização do trabalho portuário, a relação entre consumo de substâncias psicoativas e a atual organização do trabalho portuário e a relação entre estresse e uso de substâncias psicoativas entre os trabalhadores. Trata-se de um estudo de metodologia de natureza qualitativa com uso de entrevistas na modalidade semi-estruturadas com trabalhadores portuários avulsos que referiram consumo sem risco de substâncias psicoativas em pesquisa anterior realizada pela mesma universidade. Os resultados mostraram que a atual organização do trabalho ainda não foi totalmente incorporada à cultura dos trabalhadores portuários avulsos, e que os trabalhadores sentiram o impacto gerado com essa nova forma de organização, no geral, de uma forma negativa. Este conflito incrementou o repertório dos fatores estressantes que, além de estar relacionado ao trabalho portuário em si, passa também a se relacionar com a organização do trabalho. O sistema de rodízio na distribuição dos trabalhos implantado pelo OGMO também foi apresentado como um fator estressor bastante ressaltado nas entrevistas, assim como as duplas jornadas de trabalho, o trabalho realizado em turno e o convívio com os próprios colegas de trabalho. Os trabalhadores que não fazem uso abusivo de álcool ou outras drogas relatam que os colegas usam drogas no trabalho e que este hábito é bastante comum. As drogas mais visíveis no ambiente de trabalho são o álcool e a maconha. Outras drogas relatadas foram a cocaína e o crack. Os trabalhadores também afirmam que colegas trabalham sob efeito de alguma droga e que não existe um controle eficiente para esta situação e que eles próprios estão criando estratégias para lidar com esta situação.
Descrição
Citação
ROSSI, Cintia Cristina Silva. Processo de modernização portuária em Santos e as implicações na saúde mental dos trabalhadores: estresse e uso abusivo de substâncias psicoativas. 2011. 112 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.
Coleções