Qualidade dos cardápios da alimentação escolar

Data
2019-12-03
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das maiores políticas públicas do Brasil, com uma trajetória de mais de 60 anos, cujo um dos objetivos é contribuir, através da oferta de refeições de qualidade, para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e formação de práticas alimentares saudáveis para todos os escolares em período letivo. Este trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade dos cardápios da alimentação escolar, sob as perspectivas da ferramenta oficial desenvolvida pelo FNDE, o IQ COSAN, da compra da Agricultura Familiar (AF) e da adequação do horário das refeições ofertadas. Foram utilizados cardápios do CECANE UNIFESP, pertencentes ao ensino fundamental, que dispunham de 2 a 4 semanas de cardápio e horário da refeição. As análises ocorreram de forma quantitativa, correlacionando a qualidade dos cardápios com os fatores AF e adequação de horário. A análise dos resultados demonstrou que a maioria dos cardápios precisam de melhoras, segundo a classificação do IQ COSAN; também foi identificada relação entre a qualidade do cardápio com a compra da AF; para o aspecto da adequação de horário, os resultados indicaram que as maiores médias de pontuação pertenciam cardápios com horário adequado para o tipo de refeição. Por fim, conclui-se que as influências das variáveis sob a qualidade dos cardápios devem ser levadas em consideração, visando o atendimento do objetivo do programa. Palavras-chave: alimentação escolar; avaliação de cardápio; IQ COSAN; agricultura familiar; horário da refeição.
Descrição
Citação
MORAES, Stephanie Izidio. Qualidade dos cardápios da alimentação escolar. 2019. 8 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Nutrição) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.
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