Sustentabilidade ambiental na produção de refeições em restaurantes comerciais: percepção do gestor e avaliação das práticas sustentáveis

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-12-03
Autores
Sacci, Estela Gutierrez [UNIFESP]
Prado, Lívia Fernandes [UNIFESP]
Orientadores
Pinto, Ana Maria de Souza [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: O desenvolvimento de forma sustentável é um conceito relativamente novo e vem ganhando espaço nos tempos atuais. Ele está diretamente relacionado aos meios produtivos, principalmente com a produção de refeições, visto que a ausência de preocupações acerca dessa temática, impacta de maneira negativa no ambiente e se traduz na forma de desperdícios, ocasionados pela ausência e/ou mau planejamento de estratégias durante a produção de refeições em restaurantes. Objetivos: Avaliar a percepção da sustentabilidade em restaurantes comerciais por parte do gestor e identificar a aplicação de medidas sustentáveis na produção de refeições. Material e Métodos: Foi realizada uma visita em cada um dos restaurantes participantes, no município de Santos, para entrevista com o gestor e aplicação de um check list. A adequação da percepção do gestor e dos dados do check list foi classificada em: muito bom (90 a 100%), bom (75 a 89%), aceitável (50 a 74%) e não aceitável (< ou = a 49%). Resultados: A classificação dos restaurantes quanto ao questionário de percepção de sustentabilidade pelo gestor, ficou entre o intervalo de 73,33% a 100% sendo classificado como muito bom e aceitável. Quanto a classificação dos restaurantes na aplicação do check list, os mesmos ficaram entre 53,84% a 81,02%, que inclui bom e o aceitável. Conclusão: Os gestores dos restaurantes analisados apresentaram boa percepção sobre sustentabilidade, porém quanto à aplicação das práticas sustentáveis, os resultados não foram satisfatórios, sendo necessário portanto, a adoção de práticas sustentáveis na produção de refeições nos restaurantes analisados.
Descrição
Citação
SACCI, Estela Gutierrez; PRADO, Lívia Fernandes. Sustentabilidade ambiental na produção de refeições em restaurantes comerciais: percepção do gestor e avaliação das práticas sustentáveis. 2019. 7 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Nutrição) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.
Coleções