Pedagogia do esporte e Kung Fu: interrelações com a saúde

Data
2015-12-16
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
O estudo consiste em analisar o desenvolvimento deumaproposta de ensino do Kung fu calcada nos princípios da pedagogia do esporte; bem como compreender as possibilidades didático-pedagógicas do ensino do Kung fu;Analisara possível relação da prática do Kung fu como tempo e espaço de saúde e qualidade de vida. Para isto foram selecionados cinco voluntários, os quais participaram de dezesseis aulas da modalidade. De forma a abordar o experimento qualitativamente foram aplicados questionários no intuito de avaliar o desenvolvimento da proposta e suas relações com a saúde, bem como foram feitas observações registradas em diário de campo. Como resultado podemos observar melhora da qualidade de vida em questões como sociabilidade, prazer na prática, interação e atividade física. Também é possível observar que este trabalho contribui para o rompimento do ensino tradicional do Kung Fu.
This study aims at analyzing the development of a Kung fu teaching proposal based on the principles of sport pedagogy, understanding the didactic possibilities of teaching Kung fu, and analyzing the possible relation of Kung fu practice as time and space for health and quality of life. To these ends, we selected five volunteers, who participated in sixteen Kung fu classes. We applied questionnaires in order to qualitatively assess the development of the proposal and its relations to health, and recorded observations were made in a field diary.. As a result, we observed improvement in the participants’ quality of life in terms of sociability, pleasure in practicing the sport, interaction and physical activity. Also is possible to note that this work contributes to the disruption of the traditional teaching of Kung Fu
Descrição
Citação
TOLEDO, Caio Ramos de. Pedagogia do esporte e Kung Fu: interrelações com a saúde. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2015.
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