A qualidade de vida do estudante de educação física: análise a partir do lazer e atividade física

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Date
2014-12-10Author
Réa, Marcela Campos [UNIFESP]
Advisor
Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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Na juventude, o ingresso e a permanência no Ensino Superior, especialmente no de natureza
pública, representam uma transição significativa na vida. Esse processo de transição é complexo,
multidimensional e precisa ser compreendido. Este conjunto de fatores pode prejudicar a saúde e a
qualidade de vida do estudante. Dessa forma, essa pesquisa define como objetivo geral investigar a
saúde e qualidade de vida de estudantes universitários do curso de Educação Física. O estudo
sustenta a hipótese de que com as demandas da vida universitária há uma diminuição no nível de
atividade física e lazer, juntamente com o aumento do estresse e ansiedade dos estudantes
universitários. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de natureza quantitativa. A amostra é
intencional e composta por estudantes dos quatro anos de um curso de Educação Física. Como
instrumentos foram utilizados questionários de avaliação da Qualidade de Vida; Depressão,
Ansiedade e Estresse; Atividade Física e Hábitos de Lazer. A avaliação do nível de atividade física
constatou um elevado nível de atividade física em todos os anos de graduação. Os hábitos de lazer
tiveram melhores médias no componente hedonista, em todos os anos, seguidos de lúdicos e
instrutivos. A média ± desvio padrão máxima atingida foi de 2,76 (± 0,67). Na escala de depressão,
ansiedade e estresse foram encontradas maiores porcentagens na classificação normal/leve. A
avaliação da qualidade de vida nos mostra que em todos os anos e em todos os domínios, exceto o
domínio social do primeiro ano que apresenta melhor qualidade de vida, ocorreu uma classificação
de escore médio. Em contraste com a hipótese concluiu-se os estudantes não demonstraram uma
diminuição no nível de atividade física, pelo contrário, se mostraram muito ativos em todos os anos
da graduação. As médias dos hábitos de lazer deixam claro que existe um baixo nível de lazer entre
os estudantes. Mesmo que a escala de depressão, ansiedade e estresse tenha classificado a maioria
dos estudantes dentro de uma faixa de severidade normal/leve, também foram encontrados valores
altos em severidade moderada, grave e até muito grave dessas variáveis. Os escores médios da
qualidade de vida significam perdas médias de qualidade de vida. In youth, the entry and permanence in higher education, especially in public, represent a significant
life transition. This transition process is complex, multidimensional and needs to be understood.
These factors can damage your health and the quality of student life. Thus, this research sets is to
investigate the health and quality of life of university students of Physical Education. The study
supports the hypothesis that the demands of university life there is a decrease in the level of
physical activity and leisure, along with increased stress and anxiety of college students. It is a
cross-sectional, descriptive study of a quantitative nature. The sample is intentional and composed
of students from four years of Physical Education course. Questionnaires were used as instruments
for assessing quality of life; Depression, Anxiety and Stress; Leisure Habits and Physical Activity.
Assessment of physical activity level showed a high level of physical activity in all undergraduate
years. Leisure habits had better averages in hedonistic component in all years, followed by
entertainment and instructive. The mean ± standard deviation maximum reached was 2.76 (± 0.67).
On the scale of depression, anxiety and stress higher percentages were found in the normal / mild
classification. The assessment of quality of life shows us that in all years and in all areas except the
social field the first year that presents better quality of life, there was a mean score rating. In
contrast to the hypothesis concluded that the students did not demonstrate a decrease in the level of
physical activity, however, were very active in all years of graduation. The average leisure habits
make it clear that there is a low level of leisure among students. Even though the scale of
depression, anxiety and stress has classified the majority of students within a range of normal / mild
severity, high values were also found in moderate, severe and very severe of these variables
severity. Mean scores of quality of life mean average losses of quality of life
Citation
RÉA, Marcela Campos. A qualidade de vida do estudante de educação física: análise a partir do lazer e atividade física. 2014. 57 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2014.Keywords
Educação superiorEstudantes de ciências da saúde
Qualidade de Vida
Atividade física
Atividades de lazer
Saúde mental
Higher education
Students of health sciences
Quality of life
Physical activity
Leisure activities
Mental health
Collections
- Educação Física [321]