Comparação entre as ferramentas de auxílio na termorregulação em indivíduos com lesão medular completa: uma revisão da literatura

Data
2014-12-10
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
Disfunções no controle da temperatura central são sintomas que afetam todos os indivíduos com lesão medular completa e as alterações provocadas dependem principalmente da altura da lesão. Devido a ausência de sensação térmica abaixo do nível da lesão, o funcionamento dos mecanismos de resfriamento fisiológicos do organismo não respondem adequadamente quando requisitados levando a um estado de hipertermia quando o indivíduo é exposto a altas temperaturas ou pratica atividade física Existem diversos trabalhos investigativos que estudaram os efeitos do resfriamento artificial, as técnicas vão desde da utilização do dispositivos frios como coletes e luvas a sudorese artificial através do uso de spray de água. O objetivo deste trabalho foi identificar as ferramentas termorregulatórias investigadas, seus efeitos e aplicabilidade realizando uma revisão integrativa nas bases dados Medline e Scopus utilizando os termos: “Lesão medular completa”, “exercício físico”, “hipertermia”, “hipotermia”, “paraplegia”, “tetraplegia’’, “termorregulação”, “resfriamento", e suas traduções para a língua inglesa. De 167 trabalhos encontrados, foram identificados dez estudos que comtemplavam os critérios exigidos pela metodologia do trabalho. Seis trabalhos apontaram diminuição da temperatura central dos voluntários. Sobre as estratégias termorregulatórias estudadas, três trabalhos investigaram as técnicas de resfriamento do torso, dois trabalhos o resfriamento das mãos e pés, um trabalho investigou a sudorese artificial, um o resfriamento intravascular e outros três investigaram o efeito da aclimatação. O resfriamento do torso via colete de gelo demonstrou bons resultados no controle da temperatura central, assim como o resfriamento das mãos e pés. As estratégias de termorregulação devem ser adaptadas ao ambiente e, tratando de atividade física, ajustadas a modalidade praticada para assim apresentarem maior eficiência no controle do aumento da temperatura central.
Dysfunctions in control of core body temperature are symptoms that affect all individuals with complete spinal cord injury, and the changes caused depend mainly on the time of injury. Due to the absence of thermal sensation below the level of the injury, the physiological mechanisms for cooling the body does not respond properly when required. Exposition to high temperatures or physical activity practice leads to a state of hyperthermia. Several studies investigated the effects of artificial cooling techniques, among then there are the use of devices such as life jackets, cold gloves and artificial perspiration with spray water. The objective of this study was identify the main thermoregulatory strategies investigated its effects, and applicability. This work conducted an integrative review in Medline and Scopus databases using the terms "complete spinal cord injury", "exercise", "hyperthermia", "hypothermia", "paraplegia", "tetraplegia '', "thermoregulation ", "Cooling". Between 167 studies, ten addressed the methodological criteria of this work. Six studies showed decreased core temperature of the volunteers. About the thermoregulatory strategies, three studies have investigated techniques for cooling the torso, two papers cooling of hands and feet, one study investigated the artificial sweat, one studied the intravascular cooling and three investigated the effect of acclimation. The cooling vest showed good results in controlling the core temperature, as the cooling of the hands and feet. The strategies of thermoregulation should be adapted to the environment and physical activity, adjusted for the sport practiced to have higher efficiency in controlling the increase in core temperature
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Citação
SOUZA, Bruno Koody de. Comparação entre as ferramentas de auxílio na termorregulação em indivíduos com lesão medular completa: uma revisão da literatura. 2014. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2014.
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