Proficiência autodeclarada em inglês e produção de artigos por pesquisadores brasileiros da área da saúde

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018-03-16
Autores
Farkas, Vivian [UNIFESP]
Orientadores
Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The Aim Of This Study Was To Investigate The Correlation Between Self-Reported Proficiency In English And The Published Articles By Brazilian Researchers In The Health Interdisciplinary Sciences Enrolled To Post-Graduation Programs. The Mastery Of English Language Was Measured To Their Respective Curricula As A Result Of Four Categories: Reading, Writing, Speaking And Comprehension. The Scientific Production Was Extracted From The Lattes Platform From Conselho Nacional De Desenvolvimento Científico E Tecnológico (Cnpq), An Agency Of The Ministério Da Ciência, Tecnologia, Inovações E Comunicações (Mctic). All Data Were Submitted To Statistical Approach By Non-Parametric Mann-Whitney Test And Spearman Correlation Analyzes. The Results Indicated That Researchers Present Difficulty In Writing And Speaking With Respect To English Language. On The Other Hand, Scientists Positively Declare Some Domain In Comprehension And Reading Categories. When It Was Only Considered Published Papers In English, The Data Showed Po
O Objetivo Desse Trabalho Foi Investigar A Correlação Entre Proficiência Autodeclarada Em Língua Inglesa E A Publicação De Artigos Por Pesquisadores Da Área Da Saúde No Brasil Ligados A Cursos De Pós-Graduação Da Área Interdisciplinar. Dados Documentais Referentes À Auto Declaração De Proficiência Em Inglês (Leitura, Escrita, Fala E Compreensão) E Produção Científica Pelo Corpo Docente Permanente De Programas De Pós-Graduação Interdisciplinares Em Saúde Foram Extraídos Da Plataforma Lattes Do Conselho Nacional De Desenvolvimento Científico E Tecnológico (Cnpq), Agência Do Ministério Da Ciência, Tecnologia, Inovações E Comunicações (Mctic). Os Dados Foram Submetidos A Tratamento Estatístico Em Teste Não Paramétrico De Mann-Whitney E Análise De Correlação De Spearman. Os Resultados Indicaram Que Os Pesquisadores Apresentam Maior Dificuldade Nos Quesitos Escrita E Fala. Em Contrapartida, Os Docentes Tendem A Se Autodeclararem Positivamente Nos Quesitos Compreensão E Leitura. Quando Se Tratou Da Produção De Artig
Descrição
Citação
FARKAS, Vivian. Proficiência autodeclarada em inglês e produção de artigos por pesquisadores brasileiros da área da saúde. 2018. 88f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.