Habilidade de imitação em crianças do Transtorno do Espectro Autista com diferentes formas de apresentação de estímulo

Data
2018-02-20
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
Objetivo: Analisar a habilidade de imitação de crianças com Transtorno do Espectro Autista em diferentes formas de apresentação de estímulo e suas correlações com a linguagem, nível intelectual e comportamentos adaptativos. Método: A amostra foi constituída por 31 crianças com TEA com a média de idade de 61,60 meses (2692 meses), sendo 23 do sexo masculino e 8 do sexo feminino. As crianças foram diagnosticadas por equipe multidisciplinar de acordo com os critérios de diagnóstico do DSM5 (APA, 2013) e CID10 (OMS, 1998). A partir da Prova de Imitação (Takiuchi, BefiLopes, 2000) composta por esquemas gestuais simples e sequenciais, foram acrescidas 9 ações simples e 4 sequenciais, totalizando 18 ações simples e 8 sequenciais. O conjunto de ações foi agrupado por sorteio para apresentação ao vivo ou na tela. Resultados: Observou-se melhor desempenho em tarefas de imitação motoras com objetos em atividades cotidianas apresentas ao vivo. As tarefas de ações simples foram facilitadoras independente da forma de apresentação. Além disso, foi observado correlações diretas entre a habilidade de imitação e nível intelectual e linguagem. Não foi observado correlação entre a habilidade de imitação e comportamentos adaptativos. Conclusão: Todos esses achados fazem refletir sobre a necessidade da avaliação fonoaudiológica valorizar a análise minuciosa das habilidades de imitação, de forma a complementar a caracterização de habilidades de atenção compartilhada, reciprocidade social e linguagem receptiva e expressiva.
Objective: To analyze the imitation ability of children with Autism Spectrum Disorder in different forms of stimulus presentation and its correlations with language, intellectual level and adaptive behavior. Method: The sample consisted of 30 children with ASD with a mean age of 61.60 months (2692 months), 22 males and 8 females. The children were diagnosed by a multidisciplinary team according to the diagnostic criteria of DSM5 (APA, 2013) and ICD10 (WHO, 1998). From the Imitation Test (Takiuchi, BefiLopes, 2000) composed of simple and sequential gestural schemes, 9 simple and 4 sequential actions were added, totaling 18 simple and 8 sequential actions. The set of shares was grouped by sortition for live or onscreen presentation. Results: It was observed better performance in motor imitation tasks with objects in daily activities presented live. The simple actions tasks were facilitative regardless of the form of presentation. In addition, direct correlations between imitation ability and intellectual level and language were observed. No correlation was observed between imitation ability and adaptive behavior. Conclusion: All these findings evidence the need for speechlanguage assessment to value the detailed analysis of imitation skills to complement the characterization of shared attention skills, social reciprocity and receptive and expressive language.
Descrição
Citação
SOUZA, Aline Cristina Rocha Fiori de. Habilidade de imitação em crianças do espectro autista com diferentes formas de apresentação de estímulo. 2018. 79 f. Tese (Doutorado em Distúrbios da comunicação humana: fonoaudiologia) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.
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