Efeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas de crianças com transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem

Data
2018-02-22
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo

Objetivo: Verificar o efeito do treinamento auditivo nas habilidades de localização sonora, fechamento auditivo, figura-fundo, ordenação e resolução temporal de crianças com Transtorno Fonológico e com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem e compará-lo ao efeito da terapia de fala e linguagem isolada. Métodos: Foram selecionados 6 indivíduos, entre 5 e 7 anos de idade no início do estudo, sendo 2 meninas e 4 meninos e 3 com diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem e outros 3 com Transtorno Fonológico. Os indivíduos foram submetidos a testes comportamentais de processamento auditivo e, inicialmente, a um período de 10 sessões de intervenção individual somente com a terapia fonoaudiológica para os transtornos de desenvolvimento da fala e da linguagem e, posteriormente, cada indivíduo foi submetido a uma intervenção com a terapia de fala e linguagem combinada com o treinamento auditivo por um novo período de 10 sessões. Entre as intervenções diferenciadas foram realizadas novas avaliações com os mesmos testes comportamentais da avaliação inicial. Resultados: Após a terapia combinada, ocorreu evolução com ganho das habilidades auditivas de fechamento auditivo, figura-fundo, ordenação e resolução temporal, sendo que todos os indivíduos apresentaram evolução com ganho na habilidade de fechamento auditivo. A única habilidade auditiva avaliada que não apresentou evolução com ganho após a terapia combinada foi a localização sonora, uma vez que o efeito-teto foi atingido por cada um dos indivíduos na primeira avaliação. Conclusão: A terapia de fala e linguagem combinada ao treinamento auditivo possibilita melhora do processamento temporal e da atenção seletiva, com melhor evolução desta última na habilidade de fechamento auditivo.
Objective: To verify the effect of auditory training on the abilities of sound localization, auditory closure, figure-background, temporal ordering and temporal resolution of children with Phonological Disorder and Developmental Language Disorder and compare it to the effect of isolated language therapy. Methods: Six subjects, aged 5 to 7 years old at the beginning of the study, were selected: 2 girls and 4 boys; 3 with diagnosis of Developmental Language Disorder and 3 with Phonological Disorder. The subjects were submitted to behavioral auditory processing tests and, initially, to a 10 sessions individual intervention period only with speech therapy for developmental speech and language disorders, then, each subject was submitted to an intervention with conventional speech therapy combined with auditory training for a further 10 sessions period. Among the differentiated interventions, new evaluations were carried out with the same behavioral tests used in the initial evaluation. Results: After the combined therapy, there was an improvement in the hearing abilities of auditory closure, figure-background, temporal ordering and temporal resolution and all individuals presented evolution with gain in their auditory closure ability. The only auditory ability evaluated that did not show improvement with gain after the combined therapy was the sound localization. Conclusion: Conventional speech therapy combined with auditory training improves temporal processing and selective attention, with a better evolution in the auditory closure ability.
Descrição
Citação
PETERS, Mariana Augusta Camasmie. Efeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas de crianças com transtorno do desenvolvimento da fala e da linguagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da comunicação humana: fonoaudiologia) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.
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