Tecnologias educativas em saúde: pesquisa-ação com profissionais e usuários da estratégia de saúde da família de um Município da Amazônia Ocidental

Data
2018-12-20
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
It is a study about the health education technologies developed by the professionals in the Family Health Strategy (FHS), whose main goal was to analyze the educational actions applied in the basic care of the health network of the Municipality of Rio Branco Acre, with professionals and users. The actionresearch methodology was used with two teams of the Family Health Strategy of the Municipality of Rio Branco (AcreBrazil). Data were collected in three phases: the first through semistructured interviews, with 26 participants, 10 users, 10 Community Health Agents, 2 Nurses, 2 doctors and 2 Nursing Technicians and participant observation. In the second phase, by the Focal Group technique (FG) with 16 participants, 4 users, 8 Community Health Agents, 2 Nurses, 1 physician and 1 Nursing Technicians, who had participated in the first phase. Five meetings, each lasting one hour and thirty minutes, were conducted by the researcher and the observer, a teaching nurse from the Federal University of Acre (UFAC). In the third, by the technique of participant observation. To analyze the data, the content analysis technique was used in the thematic approach. The data were organized using the software NVivo Pro®11, version 11.4. There were six thematic units: 1Health education as a strategy to stimulate changes in the lives of ESF users; 2Critical reflection on the causes that interfere in the educational actions in the FHT and proposition of new strategies; 3Dichotomy between the educational practice and the production of healthcare in the FHS; 4Making partnerships enables the development of light health technologies; 5 Potentialities that stimulate the development of educational practices in USF; and 6Proposals for improving educational practices centered on the light educational technology in health practiced in the dimension of the dialogue. Final considerations: The results of this study reached the proposed goals and made it possible to understand, discuss the problems, improve the actions related to educational practices and integrate the existing knowledge, popular and technical professional, in the production of health care, from a participatory perspective committed to social transformation in the healthdisease context. The use of light educational technology in health care, based on dialogue, ensured greater adherence, credibility and autonomy to the users when it comes to health care. And the professionals broadened their actions beyond the technical perspective. The results of this research were discussed with professionals and users, who confirmed the veracity of the presented data.
Tratase de um estudo sobre as tecnologias educacionais em saúde desenvolvidas pelos profissionais na Estratégia de Saúde da Família (ESF), que teve como principal objetivo analisar as ações educativas aplicadas na atenção básica da rede de saúde do munícipio de Rio Branco – Acre, com profissionais e usuários. Utilizouse a metodologia da pesquisaação, com duas equipes da Estratégia de Saúde da Família do Município de Rio Branco (AcreBrasil). As coletas de dados foram realizadas em três fases: a primeira por meio de entrevistas semiestruturada, com 26 participantes, 10 usuários, 10 Agentes Comunitários de Saúde, 02 Enfermeiros, 02 médicos e 02 Técnicos de Enfermagem e observação participante. Na segunda fase, pela técnica de Grupo Focal (GF) com 16 participantes, 04 usuários, 08 Agentes Comunitários de Saúde, 02 Enfermeiros, 01 médico e 01 Técnicos de Enfermagem, que haviam participado da primeira fase. Foram realizados cinco encontros, cada um com duração de uma hora e trinta minutos, sendo coordenador o próprio pesquisador e a observadora uma enfermeira docente da Universidade Federal do Acre (UFAC). Na terceira, por meio da técnica de observação participante. Para analisar os dados utilizouse a técnica de análise de conteúdo, na abordagem temática. Os dados foram organizados por meio do software NVivo Pro®11, versão 11.4. Resultaram seis unidades temáticas: 1A educação em saúde como estratégia estimuladora de mudanças na vida dos usuários da ESF; 2Reflexão crítica sobre as causas que interferem nas ações educativas na ESF e proposição de novas estratégias; 3Dicotomia entre a prática educativa e a produção do cuidado em saúde na ESF; 4Fazer parcerias possibilita o desenvolvimento das tecnologias leves em saúde; 5Potencialidades que estimulam o desenvolvimento das práticas educativas na USF; e 6Propostas de aprimoramento das práticas educativas centradas na tecnologia educacional leve em saúde praticada na dimensão do diálogo. Considerações finais: Os resultados deste estudo alcançaram os objetivos propostos e possibilitaram compreender, discutir as problemáticas, aprimorar as ações relacionadas às práticas educativas e integrar os saberes existentes, popular e técnico profissional, na produção do cuidado em saúde, a partir de uma perspectiva participativa e compromissada com a transformação social e o contexto saúde doença. A utilização da tecnologia educacional leve em saúde, baseada no diálogo, garantiu maior adesão, credibilidade e autonomia dos usuários em relação ao cuidado em saúde. E os profissionais ampliaram suas ações além da perspectiva técnica. Os resultados desta pesquisa foram discutidos com os profissionais e usuários, que confirmaram a veracidade dos dados apresentados.
Descrição
Citação
RAMOS, Carlos Frank Viga. Tecnologias educativas em saúde: pesquisa ação com profissionais e usuários da estratégia de saúde da família de um município da Amazônia Ocidental. 2018. 242 f. Tese (Doutorado) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.
Pré-visualização PDF(s)