Arte, ciência e tecnologia: um coração partido e a literatura como remédio
Data
2018-08-30
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
Introduction: From a philosophical discussion with regard to the intellectual formation
of the human being, we discuss herein how literature can have a Formative-Aesthetic
Potential able to foster an Aesthetic Criticism of Technical Rationality, which can be
considered, based on the ideas of philosophers such as Habermas, Marcuse, and
Horkheimer, as a control mechanism within the capitalist mode of production.
Objectives: Based on a discussion about the concept of aesthetic and how it is linked
to the knowledge that comes from science and technology, we propose the reading of
classical universal literature as a means to foster the criticism of Technical Rationality.
Therefore, our goal is, based on a didactic empirical experience, to assess the
aesthetical potential of literature within the following scopes: Conceptual (that is, what
can be construed as technology and correlated concepts); Productive (in this sense,
reflect both on what is being produced, as well as, to whom and why, and the
consequences); Operational (that is, to reflect on the professional action, its meanings,
forms, and consequences). Methodology: Our research is based on the empirical
experience of reading classics from universal literature through the methodology of the
Humanities and Technology Laboratory, a complementary activity offered to
undergraduate technology courses students at the Federal University of São Paulo.
For data collection we used Participant Observation and Oral History of Life and, as a
way of guiding the analysis, we base ourselves on Hermeneutic Phenomenology.
Results and Discussion: Our results point to the potential of our activity, based on
an aesthetic understanding of the formation of Aesthetic Rationality, which is capable
of fostering critical analysis, both conceptual and in the field of practice, regarding the
technology within its various scopes, both conceptual and of orientation to a social
practice. Conclusion: We conclude by stating that technology also has an aesthetic
and formative role that must be considered when searching for technological solutions
and innovation. Thus, we formulate a postulate where the aesthetic understanding of
technology must undergo a reflection which is also aesthetic, and literature, through
our methodology, can provide what we suggest as an objective to carry out this
research.
Introdução: Partindo de um debate filosófico a respeito da formação intelectual humana, discutimos como a literatura tem pode apresentar um Potencial Estético- Formativo que pode promover uma Crítica Estética da Racionalidade Técnica, esta compreendida, com base em filósofos como Habermas, Marcuse e Horkheimer, como mecanismo de controle no modo de produção capitalista. Objetivos: Com base em um debate sobre o conceito de estética e sua relação com os saberes gerados científica e tecnologicamente, propomos a literatura clássica universal como meio de promover a critica da Racionalidade Técnica. Desta forma, objetivamos, com base em uma experiência didática empírica, verificar o potencial estético da literatura nos âmbitos: Conceitual (ou seja, o que se entende por tecnologia e conceitos correlatos). Produtivo (neste sentido, refletir tanto sobre o que se produz; como, para quem, e porquê e suas consequências) operacional (ou seja, a reflexão sobre o agir profissional, seus significados, formas e consequências). Metodologia: Nossa pesquisa é fundamentada na experiência empírica de leitura de clássicos da literatura universal por meio da Metodologia do Laboratório de Humanidades e Tecnologia, atividade complementar oferecida aos estudantes dos cursos superiores de tecnologia em da Universidade Federal de São Paulo. Para coleta dos dados usamos da Observação Participante e História Oral de Vida e, como forma de orientar a análise, nos fundamentamos na Fenomenologia Hermenêutica. Resultados e Discussão: Nossos resultados apontam para o potencial de nossa atividade, com base em uma compreensão estética da formação da Racionalidade Estética, capaz de promover a análise crítica, tanto conceitual quanto no campo da prática, a respeito da tecnologia sob seus diversos âmbitos, tanto conceituais quanto de orientação para uma prática social. Conclusão: Concluímos por defender que a tecnologia tem, também, um papel estético e formativo que deve ser considerado quando da busca por soluções tecnológicas e inovações. Desta forma, formulamos um postulado onde a compreensão estética da tecnologia deve passar por uma reflexão também estética, e a literatura, por meio de nossa metodologia, pode proporcionar o que propomos como objetivo para realização desta pesquisa.
Introdução: Partindo de um debate filosófico a respeito da formação intelectual humana, discutimos como a literatura tem pode apresentar um Potencial Estético- Formativo que pode promover uma Crítica Estética da Racionalidade Técnica, esta compreendida, com base em filósofos como Habermas, Marcuse e Horkheimer, como mecanismo de controle no modo de produção capitalista. Objetivos: Com base em um debate sobre o conceito de estética e sua relação com os saberes gerados científica e tecnologicamente, propomos a literatura clássica universal como meio de promover a critica da Racionalidade Técnica. Desta forma, objetivamos, com base em uma experiência didática empírica, verificar o potencial estético da literatura nos âmbitos: Conceitual (ou seja, o que se entende por tecnologia e conceitos correlatos). Produtivo (neste sentido, refletir tanto sobre o que se produz; como, para quem, e porquê e suas consequências) operacional (ou seja, a reflexão sobre o agir profissional, seus significados, formas e consequências). Metodologia: Nossa pesquisa é fundamentada na experiência empírica de leitura de clássicos da literatura universal por meio da Metodologia do Laboratório de Humanidades e Tecnologia, atividade complementar oferecida aos estudantes dos cursos superiores de tecnologia em da Universidade Federal de São Paulo. Para coleta dos dados usamos da Observação Participante e História Oral de Vida e, como forma de orientar a análise, nos fundamentamos na Fenomenologia Hermenêutica. Resultados e Discussão: Nossos resultados apontam para o potencial de nossa atividade, com base em uma compreensão estética da formação da Racionalidade Estética, capaz de promover a análise crítica, tanto conceitual quanto no campo da prática, a respeito da tecnologia sob seus diversos âmbitos, tanto conceituais quanto de orientação para uma prática social. Conclusão: Concluímos por defender que a tecnologia tem, também, um papel estético e formativo que deve ser considerado quando da busca por soluções tecnológicas e inovações. Desta forma, formulamos um postulado onde a compreensão estética da tecnologia deve passar por uma reflexão também estética, e a literatura, por meio de nossa metodologia, pode proporcionar o que propomos como objetivo para realização desta pesquisa.