Para Uma Estética Do Desaparecimento Em Maurice Blanchot: A Diferença Interna Da Morte, A Forma Vazia Do Tempo E Como Gilles Deleuze Empregou Estes Conceitos.

Imagem de Miniatura
Data
2018-12-06
Autores
Ferraz, Adriano Henrique De Souza [UNIFESP]
Orientadores
Fornazari, Sandro Kobol [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
In The Intertext Of Blanchot's Critical Remarks About Modern And Contemporary Literature, A Literary Theory Radically Differs From All Others Before Him. From Then On A Whole New Regime Of Criticism Must Give Up The Common Theoretical Keys Of Literary Analysis To Be Able To Give Account Of Phenomena Like The Work Of Kafka, Rilke Or Mallarmé. It Follows From This That There Would Be Too Strong Consequences To The Thought That Were Bequeathed By The Most Visceral Literary Forms, From Symbolism To Absurdity. In This Sense, Literature Begins To Act In A Transcendent Regime, Jumping Out Of Itself And Co-Identifying With Philosophy In The Work Of Widening The Limits Of Knowledge And In The Elaboration Of A New Critical Paradigm. However, Philosophy Does Not Remain Indignant To This Visit To Literature. Both Move In The Direction Of A Moving Point As For Its Lost Object, And This Point Consists In The Discovery Of A Central Ambiguity In The Whole Thought: The Nonsense As A Donor Of Meaning, And From This We Will Try
No Intertexto Das Considerações Críticas Que Blanchot Tece Sobre A Literatura Moderna E Contemporânea Aparece Uma Teoria Literária Radicalmente Diferente De Todas As Outras Anteriores A Dele. A Partir De Então Todo Um Novo Regime De Crítica Deve Abrir Mão Das Chaves Teóricas Comuns De Análise Literária Para Poder Dar Conta De Fenômenos Como A Obra De Kafka, Rilke Ou Mallarmé. Se Segue Disto Que Haveriam Consequências Demasiado Fortes Ao Pensamento Que Foram Legadas Pelas Formas Literárias Mais Viscerais, Do Simbolismo Ao Absurdo. Neste Sentido A Literatura Passa A Atuar Em Regime Transcendente, Saltando Para Fora De Si Mesma E Se Copresentificando À Filosofia No Trabalho De Alargamento Dos Limites Do Saber E Na Elaboração De Um Novo Paradigma Crítico. Contudo, A Filosofia Não Fica Indene A Esta Visita Que Lhe Faz A Literatura. Ambas Se Deslocam No Sentido De Um Ponto Móvel Como Que Para O Seu Objeto Perdido, E Este Ponto Consiste Na Descoberta De Uma Ambiguidade Central No Seio De Todo O Pensamento: O Não-Sen
Descrição
Citação
Coleções