A Persistência Da Imagem, Entre Os Ex-Votos E As Xilogravuras: A Constituição De Uma Tradição
Arquivos
Data
2018-04-23
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The Purpose Of This Work Is To Analyse Recurring Practices, Themes And Imagine Son Both, The Art Of The Ex-Votos (Devotional Art Pieces Made And Given By A Faithful Person To A Certain Patron Saint To Thank For A Granted Grace), From The State Of Minas Gerais, And The Popular Engraving Art Made By People From The Northeast Region Of Brazil. To Do So, It Was Used Ex-Votos Material Dating Back To The Eighteenth, Nineteenth And Early Twentieth Centuries Painted In Minas Gerais State, From Two Collections Of Iphan (Instituto Do Patrimônio Hístórico E Artístico Nacional " Minas Gerais Branch) And A Private Collection Of Contemporary Engraving North-Eastern Artists, From Map (Museu De Arte De Diadema " São Paulo"S District). This Analysis Intends To Seek The Origins Of The"Popular Art" Concept; To Show, By Studying The Dialog Between Both Arts In Time And Space, A Tradition Pathway; To Analyse The Pattern Of Transmitting And Receiving Art, Likewise,Analyseformal Repetition Using Elements Eventually From Erudite Met
O Objetivo Desse Trabalho É Analisar Um Conjunto De Práticas Recorrentes Tanto Na Pintura Ex-Votiva Mineira Quanto Na Gravura Popular Nordestina E Lança Mão, Para Isto, De Uma Série De Análises Comparativas Tomando Como Referência De Origem Os Ex-Votos De Duas Coleções Adquiridas Pelo Iphan E Datadas Dos Séculos Xviii, Xix E Início Do Xx, E Como Base De Referência Mais Atual, As Gravuras De Produção Contemporânea Presentes No Acervo Do Map, Museu De Arte Popular De Diadema. Pretende-Se Com Essa Análise, Buscar As Origens Da Definição Do Conceito De Arte Popular, Apontar Um Sistema De Tradição Como Mecanismo De Transferência De Interpretação Continuada, Analisar Os Modos De Transmissão E Recepção Que Orientam Prática Artística E Analisar Continuidades Demonstráveis Que Se Apresentam Por Meio De Repetições Formais, Muitas Delas Apropriadas De Códigos Que São De Natureza Eventualmente Erudita.
O Objetivo Desse Trabalho É Analisar Um Conjunto De Práticas Recorrentes Tanto Na Pintura Ex-Votiva Mineira Quanto Na Gravura Popular Nordestina E Lança Mão, Para Isto, De Uma Série De Análises Comparativas Tomando Como Referência De Origem Os Ex-Votos De Duas Coleções Adquiridas Pelo Iphan E Datadas Dos Séculos Xviii, Xix E Início Do Xx, E Como Base De Referência Mais Atual, As Gravuras De Produção Contemporânea Presentes No Acervo Do Map, Museu De Arte Popular De Diadema. Pretende-Se Com Essa Análise, Buscar As Origens Da Definição Do Conceito De Arte Popular, Apontar Um Sistema De Tradição Como Mecanismo De Transferência De Interpretação Continuada, Analisar Os Modos De Transmissão E Recepção Que Orientam Prática Artística E Analisar Continuidades Demonstráveis Que Se Apresentam Por Meio De Repetições Formais, Muitas Delas Apropriadas De Códigos Que São De Natureza Eventualmente Erudita.