"Uma Insólita Experiência: A Arte Dos Grupos Equipe 3 E Arte Ação Na Déc. De 70"

Imagem de Miniatura
Data
2018-04-23
Autores
Goncales, Tatiana [UNIFESP]
Orientadores
Ferreira, Carolin Overhoff [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
During The 70s In Brazil, Under The Military Dictatorship Regime, Two Groups Worked Strongly In The Contemporary Art Scenery Of São Paulo, Equipe 3 (1970-74) And Arte Ação (1974-79), Formed By Lydia Okumura (1948), Genilson Soares (1940) And Francisco Iñarra (1947 - 2009). The Spontaneous And Authentic Way With Which They Developed Their Research, Especially Due To The São Paulo Biennial And Museum Of Contemporary Art (Mac-Usp), Separated Them From The History Of Art In Brazil At The Same Time That Has Brought Them Closer To An Independent And Original Art, Based On The Transgression Of Limits Imposed By The Institution. These Ideas Are Further Developed Through Jacques Rancière's Concept Of "Sharing The Sensitive", And Georges Didi-Huberman's Theory Of Legitimacy Pillars Set By Vasari's History Of Art, As To Understand The Reasons Why The Groups Haven"T Been Considered By This Very History Of Art.
Nos Anos De 1970 No Brasil, Em Pleno Regime Ditatorial Militar, Dois Grupos Atuaram Fortemente No Cenário Paulista De Artes Plásticas, Equipe 3 (1970-74) E Arte Ação (1974-79), Formados Por Lydia Okumura (1948), Genilson Soares (1940) E Francisco Iñarra (1947 - 2009). A Forma Espontânea E Autêntica Com A Qual Desenvolviam Suas Pesquisas, Principalmente Na Bienal De São Paulo E Museu De Arte Contemporânea (Mac-Usp), Os Afastaram Da História Da Arte Brasileira, Mas Os Aproximaram De Uma Arte Desprendida E Original, Fundada Na Transgressão De Limites Impostos Pela Instituição. Estas Ideias Acerca De Suas Obras São Aprofundadas Através Dos Conceito De "Partilha Do Sensível", De Jacques Rancière, E Da Teoria Sobre Os Pilares Legitimatórios Impostos Pela História Da Arte De Vasari, Por Georges Didi-Huberman, De Forma A Entender O Por Quê Dos Grupos Não Terem Sido Considerados Por Essa Mesma História Da Arte.
Descrição
Citação